quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Cargos comissionados

Minha cidade, Conceição da Barra, virou notícia essa semana com o tema do projeto de lei enviado a Câmara pelo Poder Executivo, propondo uma reforma administrativa que consistiu em criar 87 cargos comissionados com salários variados, dentre os quais, o de Superintendente, o maior de todos, 15 mil reais. 

Eu sempre procurei utilizar de minha escrita para dar minha contribuição na formação política da sociedade. Quem acompanha meu trabalho sabe que valorizo muito o conhecimento pois nos facilita, inclusive, entender as coisas sob um ponto de vista que não se resuma no emocional. A razão nem sempre está em concordância com o coração.

O tema gerou polêmica e determinou um adiamento da votação na Câmara. Um dos parlamentares, alegando que o projeto precisa ser melhor analisado nas Comissões da Casa Legislativa, conseguiu suspender o regime de urgência cuja aprovação, permitiria nomear os comissionados a partir do início do próximo ano. 

Vejo com naturalidade os movimentos, tanto do Executivo que ao ser eleito adquiriu a prerrogativa de conduzir a administração do município, o que inclui fazer a reforma administrativa que achar necessária e o Legislativo, que tem o dever de aprovar ou não, mediante análise criteriosa como propõe os nobres edis.

Ter uma opinião e poder externá-la é legítimo e caracteriza o estado democrático de direito. As manifestações contrárias tem suas razões. No entanto, na medida em que os Poderes em harmonia decidem, o que nos cabe é torcer para que o que foi decidido, se reverta em benefício da coletividade, ainda que em princípio não consigamos enxergar o benefício.

Se o município tem e terá recursos, por exemplo da indenização Vale/Samarco, é apropriado que uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente seja criada, para que os recursos alocados sejam de fato com foco na recuperação do que foi perdido no acidente ambiental de Mariana-MG. 

Se o objetivo for outro, não republicano, temos os órgãos competentes para fiscalizar e cobrar respostas e um deles é a Câmara Municipal. 

No mais desejo um feliz Natal aos meus conterrâneos e que Deus esteja conosco sempre, nos permitindo ter esperança, sem a qual nada seria possível. 

São Mateus-ES, 24/12/2025

Carlos Quartezani