sexta-feira, 29 de março de 2013

Barra em Foco – 29/03/2013


Piso Nacional

O ex-secretário estadual de Educação Haroldo Correa Rocha fez hoje (27/03/2013) na Coluna Opinião do jornal A Gazeta um importante lembrete aos capixabas quanto à evolução dos salários dos professores da rede estadual de 2003 para cá, contribuindo assim para um ajuste no déficit educacional pela via da valorização desses profissionais. É uma pena que essa conduta não foi reproduzida em vários municípios e os professores continuam recebendo, inclusive, abaixo do piso nacional. 

Terreno da Florae (Acesita)

Tenho percebido uma movimentação de máquinas num terreno às margens da Rodovia Adolpho Serra, na Barra, conhecido popularmente como “quadra da Florae ou Acesita”. O terreno pertence à Associação dos Funcionários da antiga Acesita Energética e possui débitos tributários com o município. Seria ótimo se a população soubesse como andam essas negociações, se a Prefeitura sacramentou a desapropriação e, principalmente, o que pretende fazer naquela imensa área. Aguardamos manifestações do poder público!

Rota Gastronômica

Neste fim de semana, 29 e 30 de Março, os alunos do Curso Técnico em Turismo de Conceição da Barra, estarão realizando a 1a Feira Gastronômica "Uma viagem pelas Rotas Capixabas". O evento será na Praça do Cais. Participe!

Marco Feliciano

A interminável polêmica envolvendo o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) e sua eleição para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados é mais um triste episódio da política brasileira. O desconhecimento sobre como funciona os trâmites naquela Casa e a intolerância das “minorias”, encaminham o assunto para o perigoso foco da judicialização, como vem ocorrendo rotineiramente no Brasil: O STF fazendo o papel do Legislativo. O deputado foi eleito pelo povo, como todos os outros e coube ao seu Partido, o PSC, a referida Comissão, portanto, é legítima sua permanência, queiram ou não.

Formação Política para Juventude

A Fundação Ulysses Guimarães abriu inscrições para o curso de formação política para a Juventude em Conceição da Barra. Serão 9 aulas, de 50 minutos, na modalidade semi-presencial e com certificação. O curso é gratuito e a certificação pode servir aos universitários como comprovação de atividades extra-curriculares. Os interessados devem ligar para (27)9737-9031 para obter mais informações.

Passarela no Braço do Rio

A população do distrito de Braço do Rio, Conceição da Barra, fez esta semana uma legítima e importante manifestação, interrompendo por algumas horas o tráfego na BR 101 norte. O motivo, é o risco iminente oferecido pela passarela que interliga os bairros Pinheiros e Cobraice ao centro do distrito e que há anos, apesar das inúmeras solicitações feitas ao Dnit, não obtiveram êxito. A passarela já foi condenada pelos órgãos competentes. Parece que agora vai, espero.


A qualquer momento, publicarei mais informações aqui. Fiquem ligados. Tchau!


quinta-feira, 28 de março de 2013

Livros, não jogue fora



João Baptista Herkenhoff
 
Não jogue livros fora. Dôe a bibliotecas.

A propósito, eu me lembro das aulas de alemão que tive com a Professora Gisele Servare, quando aprendi que há uma expressão no idioma de Goethe para significar a queima de livros: Bücherverbrennung. Palavra enorme e com aparência horripilante, própria mesmo para significar o brutal ato de destruir livros.

Jogar livros fora é, ainda que sem muita malícia e consciência, fazer algo semelhante a Bücherverbrennung. O livro que, por algum motivo, não me serve, pode servir a outra pessoa. Daí que o melhor destino para os livros em disponibilidade é uma biblioteca pública.

Se o livro já não está em bom estado, o doador deve providenciar a restauração antes de colocá-lo na biblioteca contemplada. A biblioteca, desde tempos imemoriais, preserva livros. A mais famosa biblioteca da Antiguidade foi a de Alexandria, destruída por um incêndio, segundo se supõe. Com sua desaparição, grande parte da História Antiga foi sepultada.

No Brasil as maiores bibliotecas são a Nacional (Rio de Janeiro), a da Câmara dos Deputados (Pedro Aleixo) e a Biblioteca Pública de São Paulo. No Espírito Santo, Estado onde resido, as maiores bibliotecas são a Estadual, a da Academia Espírito-Santense de Letras, a do Instituto dos Advogados, a do Instituto Histórico, a da UFES.

Celebremos na poesia o livro e o semeador de livros.

“Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.”  (Clarice Lispector).

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros,
livros à mão cheia e manda o povo pensar;
o livro caindo na alma,
é germe que faz a palma,
é chuva que faz o mar." (Castro Alves).

Devo a uma bibliotecária grande parte do amor que adquiri pelos livros.  Eu a chamava de Dona Telma.  Era a responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.  Indicava-me e aos meus colegas os bons livros.  Transmitia aos frequentadores de nossa Biblioteca Pública o gosto que ela própria tinha pela leitura. Ensinava-nos a conservar os livros com capricho, cuidado e carinho. Onde estará Dona Telma? Imagino que ela esteja lá em cima, em outras paragens, cercada de livros azuis.

Se não posso encontrá-la, se ela já se distanciou do mundo dos mortais, saúdo todas as bibliotecárias e bibliotecários do Brasil, reverenciando a bibliotecária de minha infância - essa Dona Telma que, com os livros, eu tanto amei.

 
João Baptista Herkenhoff, magistrado aposentado, professor itinerante, escritor. Acaba de publicar Encontro do Direito com a Poesia – crônicas e escritos leves (GZ Editora, Rio de Janeiro).

sexta-feira, 22 de março de 2013

O descaso chegou no limite


Sempre fomos um povo de conduta pacífica no que diz respeito às relações com o poder público. Talvez por termos sido “doutrinados” por figuras políticas marcantes no período da ditadura militar, e posso citar aqui Gentil Lopes da Cunha e Humberto de Oliveira Serra, por isto nos acostumamos a aceitar as coisas como elas são para ver como é que ficam.

Neste período, muita coisa deu certo, é claro, mas não na opinião unânime. A sociedade que estava sendo governada em boa parte da América Latina por políticos com essa característica, em sua maioria acreditava que aquele era o melhor regime de governo. Até acredito que essa opinião era da maioria, caso contrário, os militares não teriam governado o País por 20 anos. No entanto, não por muito tempo. A voz da rua ecoou através de políticos corajosos e convencidos de que com o restabelecimento da democracia, o País melhoraria de fato e não apenas aparentemente.

Voltando à nossa Conceição da Barra e a índole pacífica que marca o nosso povo, continuamos assim, pacífico, mesmo após as mudanças ocorridas após a reinstalação do governo democrático, pós-ditadura. Salvo uma ou duas manifestações fruto de equívocos administrativos praticados no governo de Mateus Vasconcelos e Nélio Ribeiro Nogueira, o barrense continuou firme em sua conduta, cuja exceção (legítima e inquestionável) se deu quando o povo numa atitude inédita e até hoje inesquecível, se organizou e seguiu para a BR 101, queimando pneus e exigindo que o Estado tomasse providências com relação ao avanço do mar na cidade. Atitude que deu resultado e hoje, a orla é modelo em todo o Estado.

Contudo, esse tipo de conduta é singular em Conceição da Barra. Preferimos sempre resolver as coisas pacificamente, pelo diálogo e tentar fazer com que os nossos interesses estejam em convergência com o interesse público. Mas é preciso que esta conduta tenha reciprocidade por parte do governo. Se de um lado temos um povo pacífico e que infelizmente só “grita” quando o mal já se alastrou, precisamos contar com os responsáveis pelo governo da cidade, que ouçam o clamor dessas pessoas e tente colocar os interesses do governo e das pessoas num nível equilibrado e não pensando exclusivamente em sua metodologia de governo, chova ou faça sol.

Isto é democracia! É tentar aproximar ao máximo as decisões de governo aos anseios do povo. Se os professores de Conceição da Barra resolveram em assembleia estabelecer um “estado de greve”, respeitando inclusive princípios constitucionais, é sinal que a situação é alarmante. Imagino o esforço que fizeram esses profissionais ao deixarem “suas crianças” meio período sem aulas, para através do expediente da “pressão”, nada usual por eles, tentarem melhorar a qualidade do ensino e da sua vida nesta cidade, bem como, de sua família.

Se temos índole pacífica, devemos ser respeitados sobretudo por este motivo. Somos civilizados e quando um povo com essa característica se levanta, é preciso que o governo refaça seus conceitos e não baseie sua conduta apenas levando em consideração o resultado da última eleição pois, como uma nuvem, ela muda de lugar sem que percebamos.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Barra em Foco – 18 de Março


Cursos Profissionalizantes à distância

Você que completou o Ensino Médio poderá aproveitar a oportunidade em fazer cursos gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado. Os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Hospedagem e Transações Imobiliárias estarão disponíveis na modalidade EAD, bastando o interessado acessar o site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e Trabalho e inscrever-se até o dia 22/03/2013. Aproveite e profissionalize-se!

Impasse do Piso Nacional para professores

O presidente do Sindisbarra, Jovane Clarindo, informou que nesta terça-feira, 19, haverá mais uma rodada de negociações com o Poder Executivo Municipal na tentativa de se chegar a um acordo quanto a fixação do Piso Nacional ao Magistério local. Por enquanto os professores continuam trabalhando em “operação tartaruga”, ou seja, os alunos estão sendo dispensados na metade do expediente escolar.


Perigo no “Barramar”

Neste sábado uma adolescente de 14 anos por pouco não perde a vida ao banhar-se na praia da Guaxindiba, conhecida por todos como “Barramar”. A jovem foi socorrida por pessoas próximas ao local e conduzida às pressas ao Hospital onde recebeu o tratamento adequado. O local é perigoso e requer guarda-vidas constantemente, ou, no mínimo nos finais de semana. Fica o alerta à Prefeitura Municipal!

1º Barra Gospel

O Conselho de Oficiais e Ministros Evangélicos, o COMEC, em parceria com a Prefeitura Municipal da Barra, vai realizar o 1º Barra Gospel nos dias 05 e 06 de abril. O evento que acontecerá na orla, onde será montada a estrutura de palco e som, terá a participação especial do Ministério de Louvor Aliança do Tabernáculo e a cantora evangélica Nívea Soares. Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, o evento faz parte de uma programação que se estenderá durante todo o ano preenchendo a agenda de atrações cujo objetivo é movimentar a cidade nos períodos de baixa temporada.


quinta-feira, 14 de março de 2013

Barra em Foco


Violência adolescente

Lamentavelmente um crime inusitado chocou os barrenses nesta quarta-feira, 14, na sede do município. Uma menina de 11 anos matou uma adolescente de 13 anos com golpes de faca, após uma briga na rua. O Conselho Tutelar da cidade está cuidando do caso, em conjunto com a Polícia Civil, tendo em vista tratar-se de menores. A violência está ganhando contornos cada vez mais preocupantes e requer o despertar da sociedade quanto às suas causas.


Royalties

Após a “mão-de-gato” praticada contra os estados produtores de petróleo, leia-se, ES, RJ e SP, por meio da derrubada do veto da presidente Dilma Roussef - que reprovou a nova divisão dos royalties - o Congresso Nacional convidou os governadores para discutir o novo Pacto Federativo. Ou seja, trucidaram os estados produtores no voto e depois chamam para um acordo. A proposta é que as regras permaneçam as mesmas com relação aos campos já licitados, mas que os estados não-produtores  recebam, já, uma antecipação de royalties sobre os novos campos do pré-sal por parte do Governo Federal. Algo em torno de R$ 4,5 bilhões. Se o Governo Federal aceitar, por que não?!


Jantar Romântico

A Igreja Batista Vida e Paz de Conceição da Barra, através do Ministério de Casais “Aliança” está promovendo neste sábado, 16, a partir das 20h, um jantar romântico para casais. O local é o prédio da igreja na sede do município. De acordo com a organização, o evento contará com a Pastora Maria Porto, do município da Serra, que vai a ministrar a Palavra aos participantes. O convite antecipado custará R$20,00 é extensivo a todos os casais barrenses de todas as religiões.


“Estado de greve” na Barra

O impasse entre a administração municipal e os professores continua em Conceição da Barra. Os servidores querem equiparação salarial ao Piso Nacional que corresponde a R$1.567,00. Hoje, mesmo acumulando pós-graduação em seus currículos, os professores recebem apenas R$996,66. Realmente, parece proceder a iniciativa dos professores em decidir pelo “estado de greve” e trabalhar por meio período até que se resolva o impasse. Hoje, a mobilização do magistério municipal consistirá em uma passeata que sairá às 17h30, em frente ao prédio da Prefeitura, em direção à Sede do Poder Legislativo, onde será realizada uma audiência pública para tratar do assunto.




quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa ideal


 
João Baptista Herkenhoff

 
No Concílio que é convocado para a escolha do Papa, só votam os Cardeais. Nem mesmo os Bispos, por enquanto, têm direito ao voto.

Se como simples leigo não posso votar, posso opinar sobre o Papa que me pareça ser o Papa ideal. Tenho este direito por várias razões. Em primeiro lugar porque sou católico, batizado e crismado, além de militante de organizações eclesiais. Mas ainda que não fosse católico, e não tivesse qualquer militância religiosa, teria este direito porque o Papa é um líder mundial cuja palavra influi na vida e no destino de milhões de pessoas.

Vamos começar abordando um aspecto menos polêmico – a idade para assumir o papado. Subscrevo a opinião de Dom Carlos Azevedo, Bispo português. Penso que o Papa deveria ser jovem. Os encargos são muitos: viagens, presença no mundo, tarefas pesadas demais para idosos. Quando se fala em Papa jovem, entenda-se o que é ser jovem em se tratando de um Papa. João Paulo II, que assumiu o Papado aos 58 anos, e Pio IX que se tornou Papa com 54, são considerados Papas que assumiram a chefia da Igreja Católica em plena juventude.

Na linha do teólogo Leonardo Boff, penso que a escolha deveria recair numa personalidade do Terceiro Mundo – África, Ásia ou América Latina. Que tal um Papa negro?

Vejo como ideal de Papa alguém que olhe o futuro, e não se aprisione ao passado. Um Papa com visão universal e jamais um Papa circunscrito aos muros do Vaticano. Justamente o contrário disso: um Papa que se oponha ao centralismo de Roma.

Um Papa que no Século XXI seja tão Profeta como foi, a seu tempo, Leão XIII com a encíclica Rerum Novarum.

Um Papa doce e humilde como João XXIII.
Um Papa que se abra ao diálogo inter-religioso como Paulo VI, que estendeu as mãos e o coração para descobrir a verdade nos ortodoxos, anglicanos e protestantes, sem a pretensão de monopolizar as chamas do Espírito Santo.
Um Papa de gestos ecumênicos como João Paulo II. Levou duzentos religiosos, de várias confissões, para o abraço de Paz e Justiça em Assis.
Um Papa que seja pastor, pois sua missão é de pastoreio, cuidado, zelo. O Pastor dá a vida por suas ovelhas. (João, capítulo 10, versículo 11).
Um Papa culto e poliglota, pois a missão papal exige esta capacidade de falar línguas e conhecer culturas.

Torço para que seja escolhido um Papa mais aberto ao mundo contemporâneo. Como é possível conceber que até hoje o sacerdócio católico seja privativo de homens? Isto é anacrônico demais.

Como se pode aceitar que até hoje não possam receber a Eucaristia mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais?
 
João Baptista Herkenhoff, Juiz de Direito aposentado e escritor. Tem dado palestras por todo o Brasil. E-mail:jbherkenhoff@uol.com.br Homepage: www.jbherkenhoff.com.br