quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mirou no que viu e acertou no que não viu

A frase que intitula o presente texto resume o que está acontecendo na Barra em relação às medidas tomadas pelo governo municipal, ao decidir não investir, ou, investir o mínimo possível na temporada de verão.

Sob o argumento de que precisamos economizar, reproduzindo assim o discurso e as práticas dos Governos Federal e Estadual, o prefeito municipal “deixou a desejar”, para aqueles que já estavam habituados aos shows gratuitos e os trios elétricos nos fins de semana do verão barrense.Tem shows, mas muito aquém do que se oferecia outrora.

A prática do “economizar”, por parte deste Governo, já é bem conhecida do povo barrense.  A relação Custo/Benefício não existe e só é considerada a relação Custo/Custo. Tudo que tem custo, não se faz. No entanto, as medidas tomadas e que desagradaram tanto boa parte de comerciantes e outros segmentos, que se valem do volume de pessoas na cidade, nesta época, provocaram ao meu entender, um fenômeno no mínimo interessante: As famílias decidiram retornar à Barra e ficar mais tempo do que se pretendia. Com isto, passamos a ter em nosso convívio, nesses dias e noites quentes de verão, um público diferenciado daquele ao qual já estávamos acostumados.

Sem o barulho dos carros de som e os trios elétricos nos fins de semana, restaurantes e bares locais passaram a receber diuturnamente, pessoas que efetivamente gastam e assim contribuindo para o fortalecimento do tipo de verão proposto (sem querer) pela administração municipal. Programações culturais, tais como o Pocar Festival de Cultura - que não recebeu nenhum patrocínio da Prefeitura - a Bandinha da Barra e os artistas locais, têm agradado e muito os visitantes, sobretudo aqueles velhos conhecidos e que não deixam de vir a Barra no verão.

Contudo, como nem tudo são flores, uma outra realidade brotou aos nossos olhos, revelada pela mesma razão já citada: NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA RECEBER TURISTAS!!! Escrevi propositalmente em letras garrafais para que não haja dúvida quanto ao que percebi e, conversando com amigos, constatei.

Preços altos, mal atendimento, profissionais sem preparação para lidar com os visitantes e isto sem falar na total ausência de interlocutores para com estrangeiros, pois falar inglês ou espanhol, na Barra, é para poucos (muito poucos) constitui outra falha enorme e caracteriza nossa falta de planejamento e estrutura para a atividade.

Quando disse que o governo municipal mirou no que viu e acertou no que não viu, não estou tecendo nenhum tipo de elogio. Pelo contrário. Se levasse a sério o turismo e a importância que este tem para nosso Município, com certeza teria mirado e acertado no alvo pretendido e esse sucesso depende, antes de mais nada, do estímulo a esta atividade tão importante e que hoje, é considerada apenas uma pasta qualquer, em que os secretários municipais mudam a todo o momento, sem a possibilidade de se ter um trabalho contínuo, sobretudo em parceria com a sociedade, outro fato raro nesses 6 anos da gestão atual.

Despertai prefeito! Não é apenas de ruas calçadas que se faz um povo próspero e feliz. É preciso identificar suas potencialidades e investir nas pessoas, para que essa vocação seja conhecida e reconhecida pelas centenas de famílias, que parecem ter voltado a se encantar com Conceição da Barra. Pelo menos, é esta a impressão que estou tendo.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O calor e o IPTU podem aumentar em 300% na Barra

Hoje, dia 22 de janeiro, em mais um sessão na Câmara de Vereadores de Conceição da Barra, a população foi confirmar aquilo que já se esperava: Foi adiada a votação que pretende apreciar o veto do Prefeito Municipal, relativo ao Projeto de Lei que corrige tabelas e valores de impostos tais como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis). No linguajar popular, trata-se do “aumento de 300% do IPTU”.

Os Vereadores contrários à proposta enviada pelo Poder Executivo, ao apreciar o Projeto de Lei original, propuseram emendas que reduzem os valores, permitindo assim a correção legítima do imposto (que há 10 anos não acontecia), contudo, abrandando-os em relação ao que está previsto no PL do Poder Executivo.

Por sua vez, o Poder Executivo Municipal não aceitou as emendas e as vetou, provocando uma nova sessão para apreciar seu veto. A sessão, originalmente marcada para a semana passada, não aconteceu por falta de quórum (número insuficiente de parlamentares no plenário). Assim, o Presidente da Casa Legislativa, remarcou uma nova sessão para o dia de hoje, com a intenção de apreciar o veto às emendas.

Para o descontentamento dos presentes à sessão de hoje, os Vereadores mais uma vez não votaram o referido Projeto. Usando das prerrogativas que tem como Presidente de uma das Comissões Permanentes da Câmara, o Vereador Rogério Rufino pediu “vistas do projeto” e assim, ganharam mais uns dias para, quem sabe, entrar num acordo com o Prefeito e convencê-lo sobre as emendas, ou não.

Esse tipo de matéria, para ter valor prático, precisa ser estabelecido no ano anterior, razão pela qual o referido Projeto chegou à Casa de Leis no final do ano passado. Contudo, é preciso observar o artigo 166, Inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica Municipal que estabelece:

“É vedado ao Município (...)  cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou”.

Resta saber se sua aprovação - que ainda não ocorreu - acontecer na próxima sessão, poderá ter efeito prático para o ano de 2015... Uh! Calorão...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Muita arte e cultura vão pocar na Barra

POCAR Festival de Cultura – 3ª Edição

Idealizado pela estandarte Cia. De Teatro, Conceição da Barra recebe mais uma edição de Festival de Cultura.
De 22 a 25 de Janeiro, POCAR oferece programação diversa e gratuita.
Artistas de vários estados e países prometem agitar região do Sapê do Norte.
Cantora destaque do The Voice Brasil abre programação do POCAR.

De 22 a 25 de Janeiro, Conceição da Barra abriga a terceira edição do POCAR – Festival de Cultura. O POCAR é uma realização da Estandarte Cia. De Teatro.

Pelo terceiro ano consecutivo com o compromisso de valorizar e incentivar as manifestações tradicionais da Região do Sapê do Norte, o POCAR Festival de Cultura traz uma série de atrações artísticas e culturais à Conceição da Barra. Música, teatro, apresentações folclóricas, intervenções artísticas, debates e bate-papos prometem fomentar a cultura e a arte na cidade, durante 4 dias de evento.

Assim como nas edições anteriores, a diversidade de linguagens, a programação gratuita e a ocupação do espaço urbano como local privilegiado para o fazer artístico marcam o POCAR – Festival de Cultura, que propõe estabelecer um novo modelo de produção cultural e turístico na região. Neste ano, além de grupos de diversos estados do país, o festival conta com atrações vindas de outros países. Artistas da Colômbia, Argentina e Chile dão um toque latino especial ao evento.

Programação

Abrindo a programação no dia 22 de janeiro, o Jongo Cosme e Damião, de Conceição da Barra, se junta ao Cortejo Arruaça, da Estandarte Cia. de Teatro, inaugurando os quatro dias de festa. Ainda no dia 22, o POCAR apresenta a cantora Lívia Itaborahi, um dos destaques da última edição do programa The Voice Brasil. Vinda de Minas Gerais, a Lívia leva o melhor da música brasileira à Conceição da Barra, em uma performance cheia de energia.

No dia 23, logo pela manhã, o escritor Saulo Ribeiro e a Editora Cousa levam à tradicional Feira de São Pedro, a intervenção Literatura a Quilo. Realizada algumas vezes em feiras da grande Vitória, a intervenção apresenta ao público do festival um pouco da literatura produzida no Espírito Santo, com os livros de uma geração de novos escritores que vêm se destacando no mercado editorial capixaba. Em Literatura a Quilo, os livros são vendidos a quilo, como frutas e legumes em uma feira. A intervenção será seguida da leitura de cordéis por cordelistas e o “Momento POCAR”, formado por ajuntamento de sanfoneiros, violeiros e percussionistas barrenses; formação marcada pela improvisação musical característica do norte do Espírito Santo.

Outro destaque fica a cargo da Prosa Literária, promovendo um bate-papo sobre literatura e contação de história para o público infanto-juvenil. A abertura da Prosa, fica por conta do espetáculo Causos de Brasêro, da Estandarte Cia. De Teatro, peça onde os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas de Minas. No espetáculo, cordéis e histórias de amor como O Matuto Juvenal, Paixão de Toda a Vida, outras épicas e fantásticas como O Causo da Mula Sem Cabeça, O Cavalo e a Cerveja, Conceição de Dico Ramos, misturam-se a histórias que comprovam a esperteza do homem mineiro diante das adversidades como no Causo do Pão de Queijo.

Fechando o dia, a cantora chilena Cláudia Manzo retorna ao POCAR, desta vez com o show “América Latina - por uma mirada feminina” onde faz uma releitura de grandes artistas e intérpretes da música latino-americana.  
Já no dia 24, sábado, o POCAR abre espaço para o universo circense. Logo pela manhã, vindo de Brasília, o Palhaço Rapadura, faz a alegria da criançada. A tarde, o destaque fica por conta do espetáculo O Auto do Tatu, da companhia mineira Folgazões Artes Cênicas. No Auto, uma trupe de brincantes surge perante o público para apresentar a estória de uma comunidade que luta para reaver um animal sagrado, símbolo maior de sua felicidade. O espetáculo é um musical com bonecos, inspirado nas manifestações populares brasileiras.
A Argentina se faz presente no POCAR através da companhia Circo Teatro El Indivíduo, com a peça El Fakirak. Revivendo o universo das “Mil e Uma Noites”, em uma veia cômica, o personagem Abdalakítico, com sua lâmpada mágica e seu gênio imaginário entretém a plateia com destrezas de equilíbrio, contorção e faquirismo. A banda colombiana Elixir Tafari encerra as atividades do dia, apresentando um show influenciado por ritmos caribenhos, do som cubano à salsa e cúmbia colombiana.

No domingo, a Estandarte Cia. De Teatro apresenta o espetáculo O Pescador Mentiroso. Inspirado na tradição oral barrense, presta homenagem a Mané Bode, falecido pescador, famoso por suas histórias que até hoje povoam o imaginário coletivo da cidade. A realização do espetáculo integra ainda o projeto Devotos, desenvolvido pela Estandarte, que vem pesquisando os fundamentos da Devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário em cidades do Espirito Santo e Minas Gerais.

Encerrando o POCAR, o grupo capixaba de forró Trio Fogumano, apresenta o melhor do forró de Itaúnas, conhecida nacionalmente como a capital do xote.

O ator capixaba Didito Camillo da Estandarte Cia de Teatro – um dos idealizadores do evento - comenta que em sua terceira edição, o POCAR quer se firmar como festival de relevância no estado. “Ainda há um longo caminho a percorrer. Com a ideia de porpor um novo olhar sobre a cultura e o turismo da região, é natural que encontremos dificuldades em oferecer um novo paradigma de produção artística e cultural. Ainda que com a falta de um apoio efetivo do poder público, o POCAR vem promovendo a democratização do acesso à arte e a formação de público, mostrando que há várias outras formas de se consumir cultura, para além do Trio Elétrico”, analisa.

Histórico

Conceição da Barra possui um dos mais importantes acervos culturais do Espirito Santo. Expressões da cultura popular como os Ticumbis e Reis de Boi são únicas no Brasil e carregam consigo os costumes e as crenças do barrense.  O patrimônio edificado na cidade, formado por centenários casarões, é marca importante da história da colonização do Estado, impressão digital de um tempo.

Parte desse acervo esteve prestes a se perder. No segundo semestre de 2012, a praça central da cidade, além de alguns casarios que a circundam, estavam condenados pela construção de uma obra. Embargada pelo Ministério Público, a obra foi paralisada. A partir deste fato, um grupo de amigos de Conceição da Barra, formado por moradores, ex-moradores e artistas se uniram e, em apenas dois meses, conseguiram junto ao Conselho Estadual de Cultura do Estado, que o centro da cidade fosse elevado a Patrimônio Histórico e Artístico do Espirito Santo.

O POCAR – Festival de Cultura nasceu como um marco para celebrar o título conquistado pela cidade, decorrente do esforço em preservar e valorizar o patrimônio material e imaterial de Conceição da Barra.

SERVIÇOS
Pocar – Festival de Cultura
Dia: de 22 a 25 de Janeiro
Programação Gratuita.
Local: Conceição da Barra – Espirito Santo
Assessoria de Comunicação
Saulo Rios –  (31) – 9499 – 8515 (TIM)
Lídia Ferreira – (31) – 9316 - 2420

Sugestões de Fonte:
Didito Camillo: (31) – 8711-2235.

Cia Estandarte

Completando em 2015 uma década de atividades ininterruptas, a Estandarte Cia. De Teatro foi criada pelos atores Didito Camillo, natural de Conceição da Barra, Gustavo Pacheco e Marcelino Xibil. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil a exemplo de O Pescador Mentiroso, Causos de Brasêro, O Causo de Geraldo e Futebol de Perna de Pau. Atualmente, desenvolve o projeto Devotos, com o objetivo de investigar aspectos de devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, através da linguagem do teatro. O projeto é realizado em cidades do Espírito Santo e Minas Gerais, contando patrocínio da BioExtratus Cosméticos Naturais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Em 2015 teremos sede própria do Poder Legislativo barrense

A informação que intitula o presente texto foi a das mais alvissareiras anunciadas hoje pelo Presidente reeleito da Câmara de Conceição da Barra, Anderson Kleber da Silva, o Klebinho. Conceição da Barra terá um prédio próprio para abrigar os nobres edis, ao mesmo tempo em que economizará do erário, na medida em que não mais será necessário alugar um prédio para este fim. Hoje, “uma garagem”, como disse o Presidente em seu discurso.

Durante a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora, que aconteceu hoje às 10h e que terá como Vice-Presidente o Vereador Amaury Januário; 1º Secretário, Vereadora Nildécia (Nêga) e 2º Secretário, o Vereador Hermes, o Presidente Klebinho, além de anunciar que tem em caixa aproximadamente 637 mil reais economizados para este fim, afirmou que vai melhorar a comunicação da Câmara e que fará um estudo visando viabilizar a correção salarial dos servidores da Casa Legislativa. Disse com muita firmeza e tudo indica que cumprirá.

"Embora o montante não seja suficiente",  disse o presidente, "contarei com a parceria do Poder Executivo para que se construa o prédio próprio. Sempre fui base aliada do Prefeito aqui nesta Casa e continuarei sendo e acredito que poderei contar com ele para realizar esta obra”, disse, deixando claro também que mesmo que não possa contar com o Prefeito, o dinheiro economizado com os esforços dos ex-Presidentes e hoje, dele também, será utilizado para construir pelo menos o térreo do prédio, no terreno de propriedade da Câmara, adquirido na gestão do ex-Vereador Zequinha.

Nos discursos proferidos numa cerimônia que contou com a presença do Prefeito Jorge Donatti; a Vice-Prefeita, Adélia Marchiori; o Gerente do Banco do Brasil local, Sr. Alessandro, bem como, de algumas representações da sociedade civil (embora em número reduzido), prevaleceu a necessidade da revisão de conceitos no que diz respeito a gastos, tema frisado pelo Prefeito Municipal citando a unanimidade dos Governadores e a Presidenta nos seus discursos de posse; e a importância da independência dos Poderes - embora harmônicos - lembrados pelo Vice-Presidente Amaury em seu discurso, resgatando o criador desse sistema o francês Charles-Louis de Secondat, ou simplesmente, Montesquieu.

Apesar das ausências, inclusive de três Vereadores, a sessão foi considerada exitosa e os discursos apropriados para o momento. Com sua contundência de sempre, o Vereador oposicionista, Carlinhos Rosário, destacou que será um ano difícil mas que continuará fazendo o seu papel, no sentido de que a vontade popular seja soberana e que a Câmara não seja subserviente ao Executivo.

Muitos elogios ao Governador eleito Paulo Hartung e os desejos de sucesso a sua nova empreitada na condução do Estado, destacado especialmente pela Vice-Prefeita, Adélia, e reiterado pelo Vereador Carlinhos que parabenizou o Governador Paulo Hartung, nas pessoas que representam o PMDB na cidade, a saber, o Presidente Thiago Magela e o secretário-geral, este que vos escreve.

Aguardemos pois tudo indica que teremos um ano novo de muitas dificuldades, porém os debates tão necessários à democracia plena, não faltarão no que depender dos Vereadores que entram em seu 3º ano de mandato. Sucesso a todos e a nós também!