Houve um tempo em que a palavra autoridade remetia a uma pessoa, ocupante de um determinado cargo, cuja presença se impunha naturalmente.
Um olhar de reprovação de um pai ou mãe, era suficiente para que o filho refletisse sobre o que fez e ajustasse a sua conduta. Eis um bom exemplo do que significa autoridade!
Porém, convém destacar que autoridade é um instrumento que existe para que aquele que está sob ela, não desobedeça, do contrário, perderá o sentido o referido instrumento, afinal, para quê a autoridade se não funciona? Liberdade não é anarquia.
Alguém pode até achar que isto é coisa de ditadores e que liberdade é algo que não combina com obediência. No entanto, é necessário alertar que a liberdade não é uma renúncia ao sistema que o filósofo chamou de "contrato social".
Não é algo que se pode entender como "posso fazer o que eu quiser". Se for definido como ilícito, existem as consequências.
Democracia não é a liberdade para fazer o que quiser, mas o que as regras deste pacto social permitem. Aonde termina o meu direito, começa o seu direito. Seja pessoa física ou jurídica, todos estamos submetidos à mesma Lei!
Portanto, o exercício da autoridade é legítimo. Uma vez investido no cargo, você tem autoridade. Contudo, a autoridade também está regida pela mesma Lei e qualquer excesso, pode lhe custar até mesmo, o cargo.
São Mateus-ES, 02/11/2025
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário