A parceria que firmamos com a Fundação Ulysses Guimarães - FUG/ES - para oferecer aos cidadãos de Conceição da Barra-ES e região norte do estado, a oportunidade de aprender através dos cursos de formação política à distância (EAD), tem sido para mim um enorme incentivo à compreensão do quanto as pessoas realmente querem participar do processo de mudança na política brasileira. Ontem, 23/10/10, no distrito de Braço do Rio, onde estou trabalhando uma turma de cursistas interessados em conhecer a metodologia da Gestão Pública Municipal, promovemos um "momento pedagógico" para a assimilação dos conhecimentos da Aula "Processo Legislativo", cuja tarefa era a criação de um Projeto de Lei Municipal.
Não posso dizer que fui surpreendido, porque a turma sempre me deu um retorno muito positivo quando lançava o desafio do "momento pedagógico" em todas as aulas que ofereci. Digo ofereci, mas é bom lembrar que sou um mediador, e a aulas são ministradas de fato por professores do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e o complemento é sempre feito por políticos conhecidos e com a experiência de gestão acumulada em governos municipais, tanto no Poder Executivo, quanto no Legislativo, são os responsáveis por palestras que despertam os cursistas para o entendimento real de como funciona, na prática, a máquina pública e a complexa tarefa de administrar um município, considerando, sobretudo, as Leis que o regem.
O fato é que ao apresentar o trabalho, pude verificar que os cursistas elaboraram um Projeto de Lei que "Cria, delimita e ordena os bairros da Zona Urbana do distrito de Braço do Rio", com toda a argumentação pertinente, incluindo mapas das ruas dos referidos bairros, conseguidos junto ao setor competente da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra. Além disso, os cursistas simularam uma "Câmara Municipal de Braço do Rio", onde os "vereadores" puderam discutir o Projeto de Lei, levantar as questões polêmicas e dirimi-las, encaminhando o Projeto de Lei, posteriormente às "Comissões" para os devidos pareceres finais.
Bem, se alguém me perguntar por que faço isso, saio de casa numa sexta-feira, à noite, e me dirijo ao interior do município para fazer a mediação de um curso de formação política (EAD) e acompanho 20, 30 pessoas que mesmo não sendo mais crianças, querem entender como funciona o universo de onde são produzidas as decisões que interferem diretamente à sua vida, eu respondo que "isso é cidadania, é a vontade de fazer com que a realidade mude, não por decreto ou porque uma ou outra pessoa quer, mas porque nós, todos juntos, queremos essa mudança".
Meus parabéns aos meus conterrâneos de Braço do Rio (Conceição da Barra-ES), por terem entendido que a solução para os nossos problemas, inclusive os problemas coletivos, não caem do céu. É preciso buscar, batalhar, conquistar e tudo isso com a força que já temos, mas que alguns tentam nos convencer do contrário. Se olharmos para o horizonte e entender que tudo nos pertence, dependendo apenas de nosso esforço para alcançar, não mais ficaremos reclamando da vida e apontando os culpados pelos nossos fracassos.
Os cursos de formação política da EAD/FUG, tem promovido, sobretudo, elevação da auto-estima e isso vai ajudar a tirar o nosso país da mesmice, do atraso e da falta de confiança em si, eu creio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário