sexta-feira, 18 de março de 2011

Deputado que preside Comissão Anti-Drogas da ALES inicia por Conceição da Barra

O município de Conceição da Barra hoje, dia 18, viveu um dia atípico. Alunos e alunas do Ensino Fundamental da rede municipal, deixaram momentaneamente suas respectivas atividades para ouvir uma importante palestra proferida pelo ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo e agora deputado estadual, Rodney Miranda. A temática era só uma: DROGAS, ou, como o próprio palestrante preferiu se referir, CRACK.

Uma excelente palestra, curta, didática e cheia de simbolismo uma vez que a platéia era composta por meninos e meninas de 12, 13 e 14 anos, considerado por todos os especialistas no assunto como o “público alvo” dos traficantes de drogas. Percebi a atenção dos alunos e o quanto que o tom nas palavras do deputado, que inclusive, é delegado da Polícia Federal (licenciado), foi importante para que o objetivo da mensagem fosse, efetivamente, compreendido por todos que ali estava: O CRACK MATA!

Exibindo matérias jornalísticas que demonstram o quanto o crack é problema de todos e não apenas de uma determinada parcela da sociedade, o deputado, que é presidente da Comissão Permanente Anti-Drogas da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) não escolheu Conceição da Barra como a primeira cidade a receber sua visita, (na qualidade de presidente da Comissão), por acaso. De fato, se analisarmos o nosso passado muito recente, diversos jovens vieram a óbito, assassinados, e todos, repito, todos, por envolvimento com o CRACK e isto não é novidade para ninguém aqui. Seja como traficante, ou, viciado, esses jovens eram de todas as classe sociais, embora, em nosso município, classe social não faça muita diferença, uma vez que a nossa incapacidade de gerar empregos, entre outros motivos, esteja dificultando sobremaneira a nossa ascenção social.

Lamentei a ausência de boa parte das lideranças no município durante a realização da palestra. Quando me refiro a lideranças, não falo apenas dos políticos, aliás, diga-se de passagem, não vi um vereador sequer no evento. Mas, falo especialmente da sociedade como um todo: Comerciantes, Presidentes de Sindicatos, Associações, Igrejas, enfim, a mesma sociedade que cotidianamente reclama e se diz “horrorizada” com as tragédias envolvendo esse maldito crack, e que não se fazem presentes em eventos como este que tem por finalidade única, a conscientização da família sobre o seu importante papel para evitar que as crianças e adolescentes de hoje, tornem-se o assassino ou a vítima de amanhã.

Este meu texto, ao mesmo tempo em que é uma homenagem aos que facilitaram a realização deste importante evento, destaco o prefeito municipal Jorge Donati, o Secretário de Segurança Pública, sargento Jalmas Greis e a Secretária de Educação e Vice-prefeita do município Adélia Marchiori, por entenderem e não terem medido esforços em reunir cerca de 600 adolescentes e pré-adolescentes barrenses, externando assim para a sociedade capixaba o quanto estamos preocupados com as mortes que vem ocorrendo no município, sobretudo de jovens, por conta de um mal que precisa ser combatido por todos, toda a sociedade, e não apenas por aqueles que foram eleitos.

Espero, sinceramente, que o pedido feito pelo deputado estadual e presidente da Comissão Permanente Anti-Drogas da ALES, Rodney Miranda, o de “replicar” ou seja, multiplicar a mensagem do combate ao CRACK, através da valorização do papel da família, da religião e do conhecimento, possa surtir os efeitos necessários e todos estejamos prontos para abrir mão da novela, do futebol e de todas as outras formas de lazer, em nome de reuniões de conscientização sobre este grave problema. Do contrário, será mais um evento que ganhará as páginas dos jornais e no dia seguinte servirão apenas para embrulhar peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário