segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conferência Nacional de Saúde, etapa barrense

Nesta quarta-feira, 22/06/2011, deverá acontecer em Conceição da Barra a etapa municipal da 14a. Conferência Nacional de Saúde. O local escolhido é o prédio da igreja evangélica Batista Vida & Paz, localizada à Avenida Atlântica, nº 09, no bairro Guaxindiba. O horário é de 15h às 19h.

A Conferência que para muitos é apenas mais uma daquelas reuniões em que não se chega a nenhum lugar, é a oportunidade que temos em, nos termos do seu Regimento, fazer as observações necessárias quanto aos pontos que entendemos serem fundamentais para a melhoria no sistema de saúde pública no município, no estado do Espirito Santo e no Brasil.

É a partir de eventos como este que as autoridades governamentais traçam planos e metas para o atendimento das demandas lamentavelmente cada vez maiores no nosso país, no que diz respeito à saúde pública.

Embora devamos admitir que mais uma vez somos pegos de surpresa com a realização de tão importante evento, em cima da hora, realizado a toque-de-caixa, não podemos deixar de estar presentes e dar nossa contribuição no tocante às sugestões para as diretrizes ali apresentadas.

Na semana passada fomos eleitos para a composição do Conselho Municipal de Saúde e na semana seguinte (a presente semana) já somos convocados para participar e discutir os problemas e soluções que envolvem o tema. Sabemos das dificuldades em mobilizar pessoas para compor os Conselhos Municipais, bem como, todas as demais Instituições que constituem a sociedade e que legitimam o estado democrático de direito, todavia, não há como não atribuir ao poder público a inércia de não perceber que a formação do cidadão e a sua efetiva capacitação para participar dos debates, que envolvem decisões políticas, não contribui para a assertividade dessas decisões.

Na qualidade de vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Conceição da Barra, me cabe no mínimo pedir para que todos aqueles que se preocupam com os rumos da saúde pública, no nosso município e no país, não deixem de participar da Conferência Municipal de Saúde. Teremos a oportunidade de defender 10 propostas para cada eixo apresentado, as quais serão encaminhadas à etapa estadual da 14a. Conferência Nacional de Saúde.

Participe! Sua opinião tem muito valor para todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário