terça-feira, 29 de junho de 2021

Um conto de amor adolescente

Há muito ele nutria o que pensava se tratar de um amor platônico, um sentimento que jamais seria correspondido. Ela, por sua vez, filha do Prefeito e sempre rodeada de amigos, ainda não percebera que o garoto de estatura baixa para os padrões locais, sardas no rosto e cuja família descendia de pescadores da pacata cidade litorânea onde viviam, era um de seus admiradores mais determinados em transformar o que era um sentimento apenas seu, em algo mútuo. Ele estava disposto a tomar a iniciativa e o faria de modo singular e marcante.

Uma mensagem enviada por ele e que chegara a ela pelas mãos do zelador da escola - aquele homem sombrio mas que na realidade se tratava de alguém de bom coração, cujo defeito era não conseguir exteriorizar essa virtude, seja por sorrisos ou cumprimentos cordiais - balançou o seu coração. Quis saber quem poderia ser o autor de tão belas palavras dirigidas a ela.

As palavras, escritas no papel simples, dobrado com zelo e cheio de significado, já que dispensou o uso dos mecanismos modernos de comunicação, encantou-a e de imediato decidiu que atenderia ao convite do misterioso admirador, cujo encontro deveria acontecer no vão lateral do pátio da escola onde estudavam.

Ao avistá-la, emocionado e feliz, porém tenso, ele teve a certeza de que ao contrário do que imaginara, ela também nutria carinho por ele e suas palavras, embora não assinadas, mas escritas tão docemente numa folha de caderno, a conquistaram, provocando o seu desejo de saber quem seria o autor.

Sem muitas palavras mas com os corações acelerados pela emoção de terem se descoberto como admiradores um do outro, aproximaram-se e num clima perfeito, criado pela própria natureza - um céu azul, o sol que brilhava e o vento que chegava sereno, e ninguém por perto para interrompê-los -, um beijo de cinema aconteceu e a partir daquele momento, uma bela história de amor marcaria a vida de ambos, para sempre...


(*) Carlos Quartezani



terça-feira, 15 de junho de 2021

Educação e os desafios pós pandemia

Um debate entre grandes personalidades do MDB, que têm no currículo muita dedicação ao tema EDUCAÇÃO preencheu minha agenda de ontem, de 19h às 21h, no canal do YouTube da Fundação Ulysses Guimarães.

A palestra foi ministrada pela Presidente da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, que traçou um perfil do tamanho do desafio que temos pela frente para corrigir o estrago que o setor sofreu e vem sofrendo, seja pelos efeitos da pandemia ou pela falta de continuidade nas políticas públicas educacionais nos últimos anos no país. 

Muita informação importante foi oferecida no debate, no entanto, o que eu destacaria como essencial para atingir o objetivo de uma educação visando um país para o futuro, é a implementação do método de escola em tempo integral, modelo cujo sucesso nos Estados de Pernambuco e  Ceará atraíram a atenção do Espírito Santo, que efetivou sua implantação. 

Uma melhor relação entre remuneração e colheita de resultados junto aos profissionais do sistema de educação pública, também agregaria para conseguirmos superar os desafios e dar o tal "salto de qualidade".

Se conseguirmos manter os alunos na escola, estimulados por gente que está convicta de que o profissional mais importante da sociedade é o que se encontra na sala de aula, será plenamente possível cobrar resultados e efetivamente alcançá-los.

Quero parabenizar a Fundação Ulysses Guimarães, na pessoa do Presidente Alceu Moreira, bem como o Conselho editorial da FUG por colocar na agenda do partido o tema que caso consigamos - enquanto partido político - atrair outros atores para colaborar com as soluções, teremos feito muito mais pelo país que qualquer outra iniciativa, por mais bem intencionada que seja.

Quem se preocupa com a educação de um país se preocupa com o País, por inteiro!

Carlos Quartezani

segunda-feira, 14 de junho de 2021

E vai rolar a festa!

Todos os momentos festivos, seja o anúncio do bebê que está por vir (o mais sublime de todos, certamente...); o matrimônio de pessoas que se amam; as bodas de quem já conquistou muitas coisas juntos e tem todos os motivos do mundo para celebrar; o aniversário da pessoa querida, enfim, tudo isto requer uma belíssima celebração e, claro, um BOLO CONFEITADO TEMÁTICO é algo que não pode faltar, não é mesmo?!

Esses motivos acrescidos da nossa imensa satisfação em poder fazer parte do seu MOMENTO FELIZ, aqui na sua amada cidade de SÃO MATEUS-ES, nos impulsionam a oferecer o que de melhor a CONFEITARIA pode proporcionar.

Nós amamos contribuir para que a sua CELEBRAÇÃO seja inesquecível e os seus CONVIDADOS se despeçam da sua festa com a certeza de terem vivido horas incríveis na sua companhia, de sua FAMÍLIA e dos amigos, compartilhando em grande estilo da sua FELICIDADE!

Não deixe passar em branco. Não importa o tamanho da sua festa, se pequena, média ou grande. Temos sugestões incríveis e no tamanho que você necessita, em se tratando de BOLOS e DOCES finos e tradicionais, para fazer da sua celebração não uma simples festa, mas "A Festa"!

Então? Está convencido de que você tem todo direito de ter o melhor e usufruir com os seus as melhores horas de sua vida? Claro que sim!!!

Consulte-nos e teremos um enorme prazer em atendê-lo!


Kátia Quartezani

Chef Confeiteira

ZAP: 27 99718-5862

Instagram: @katia_quartezani

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Terceira via, urgente!

O país caminha para um ambiente onde até a Constituição não será mais a referência, a norma de conduta e consequentemente, viveremos outra vez, ao que parece, um Estado de exceção.

De um lado, um déspota que se ancora principalmente em duas forças (a militar e a evangélica, ambas doutrinadas) e do outro, com um histórico de corrupção sem precedentes no país, mas que se considera a última bolacha do pacote, a esquerda liderada por Lula, cheia de ideias mas sem nenhuma sintonia com o futuro.

No meio desse cenário um país que precisa de tudo, mas principalmente de uma candidatura que tenha propósitos e que estes estejam relacionados ao enorme desafio que temos pela frente, especialmente na educação que se já não era suficiente antes, tornou-se caótica.

Minha oração/reza hoje é que possamos encontrar um nome que represente de fato o que o Brasil necessita, alguém que caia na graça das pessoas mas com a simpatia de quem traz consigo soluções reais e não aquela de colocar criança no colo e posar para o fotógrafo.

Sei lá, mas acho que isto é possível. Porém, se não for, não deveremos nos sentir culpados por tentar.

Carlos Quartezani

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Salgema em Conceição da Barra: Agora vai?

O tema Salgema voltou com força nos últimos dias e com a determinação da Agência Nacional de Mineração em incluí-la no processo de oferta pública para exploração (leilão), a maior jazida do mineral localizada no Norte do Espírito Santo, com predominância em território barrense, será finalmente explorada e a expectativa é de que sejam gerados mais de 15 mil empregos.

A informação sobre o leilão dos blocos de Salgema no Estado do Espírito Santo, partiu do gabinete do Deputado Federal Felipe Rogoni, autor do requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, tendo conseguido êxito após dois anos de solicitação. Nesta sexta feira, dia 11, às 10h, o parlamentar estará em Conceição da Barra-ES, onde será recebido por autoridades locais e representantes da sociedade, para detalhar como se dará o processo de Leilão, bem como, tirar dúvidas da população sobre o tema.

Para quem não sabe, essa luta remonta mais de 20 anos (ou mais) para o município de Conceição da Barra em especial. Quando chegou mais perto de conquistar o direito legal de exploração do mineral - o IEMA já estava no processo das licenças ambientais - uma determinação do Ministério de Minas e Energia à época, parou este processo. O governo municipal estava sob o comando do MDB (Chico Donato - 2001/2004) e o governo do Estado havia acabado de ser conquistado pelo ex Senador, Paulo Hartung (2002/2010) que iniciava o processo de reconstrução política e econômica. O Espírito Santo estava sob "terra arrasada" à época.

O argumento mais difundido para a não continuidade do processo que levaria ao início da exploração do Salgema em Conceição da Barra, era que a atividade no Espírito Santo prejudicaria o Estado do Rio Grande do Norte, que tinha forte dependência do produto para a sua vitalidade econômica. Na verdade, um argumento político tendo em vista que o Estado Potiguar tinha na sua liderança pessoas ligadas, neste sentido, ao Governo Federal. 

Hoje, espera-se que o interesse econômico seja maior que o político ou que ambos estejam em sintonia. O produto da exploração das jazidas de salgema em solo capixaba (barrense), matéria prima indispensável para a indústria brasileira (cuja concentração é no Sudeste), teria sua logística facilitada reduzindo o seu custo, além de deixar de ser uma espécie de "diamante em estado bruto" inexplorado. 

Por outro lado, o Estado do Espírito Santo e principalmente Conceição da Barra, cidade duramente castigada do ponto de vista econômico, seja pelo fim das atividades da usina de álcool Disa ou pela pandemia por Coronavirus, que prejudicou sobremaneira o Turismo local,  terá uma nova sobrevida e a população poderá viver dias onde a esperança volte a fazer parte de suas exuberantes paisagens. 

Vamos torcer. Agora vai!

Carlos Quartezani