terça-feira, 15 de junho de 2021

Educação e os desafios pós pandemia

Um debate entre grandes personalidades do MDB, que têm no currículo muita dedicação ao tema EDUCAÇÃO preencheu minha agenda de ontem, de 19h às 21h, no canal do YouTube da Fundação Ulysses Guimarães.

A palestra foi ministrada pela Presidente da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, que traçou um perfil do tamanho do desafio que temos pela frente para corrigir o estrago que o setor sofreu e vem sofrendo, seja pelos efeitos da pandemia ou pela falta de continuidade nas políticas públicas educacionais nos últimos anos no país. 

Muita informação importante foi oferecida no debate, no entanto, o que eu destacaria como essencial para atingir o objetivo de uma educação visando um país para o futuro, é a implementação do método de escola em tempo integral, modelo cujo sucesso nos Estados de Pernambuco e  Ceará atraíram a atenção do Espírito Santo, que efetivou sua implantação. 

Uma melhor relação entre remuneração e colheita de resultados junto aos profissionais do sistema de educação pública, também agregaria para conseguirmos superar os desafios e dar o tal "salto de qualidade".

Se conseguirmos manter os alunos na escola, estimulados por gente que está convicta de que o profissional mais importante da sociedade é o que se encontra na sala de aula, será plenamente possível cobrar resultados e efetivamente alcançá-los.

Quero parabenizar a Fundação Ulysses Guimarães, na pessoa do Presidente Alceu Moreira, bem como o Conselho editorial da FUG por colocar na agenda do partido o tema que caso consigamos - enquanto partido político - atrair outros atores para colaborar com as soluções, teremos feito muito mais pelo país que qualquer outra iniciativa, por mais bem intencionada que seja.

Quem se preocupa com a educação de um país se preocupa com o País, por inteiro!

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário