Aproxima-se o período em que as cidades que recebem turistas para a temporada de verão, vêem aumentar suas expectativas de faturamento e com isto, a geração de vagas de emprego e maior renda.
Minha cidade, Conceição da Barra, no norte do Estado do Espírito Santo, é uma delas. É assim: funciona como se fosse uma colheita, período no qual o "agricultor" se fortalece para aguardar o inverno, quando o produto da terra está em uma espécie de gestação.
A nova administração municipal, chefiada pelo prefeito Walisson Vasconcelos, o Mateusinho, tem como meta atrair grandes públicos para essa temporada e para isto conta com o trabalho do prestigiado empresário do ramo de restaurantes e hoje Secretário Municipal de Turismo, Roberto Malacarne, que promete fazer do balneário um palco de grandes e inesquecíveis eventos, já tendo firmado pré-contratos com artistas renomados da música popular brasileira.
No entanto, ainda há dúvidas sobre como ficarão as normas de conduta estabelecidas pelos órgãos de Saúde estadual e municipal, em relação as medidas preventivas contra a Covid-19, doença que já matou mais de 600 mil brasileiros desde o seu início, em março do ano passado.
No momento, o mapa que traça o nível de risco e por consequência falta de leitos de UTI para infectados, encontra-se baixo, permitindo assim a movimentação normal de turistas no balneário.
Como já era de se esperar, o resgate desse modelo de temporada de verão que consiste em aglomerar muitas pessoas em eventos gratuitos, uma parcela da população tem se mostrado preocupada, receiosa que tal movimentação, além de demonstrar desrespeito aos parentes e amigos das vítimas da doença, possa também ampliar o risco de outros casos na cidade.
Preocupação pertinente, mas que tem solução. Exceto a questão que envolve o sentimento de quem perdeu um ente querido ou amigo. Mas, a vida segue.
Com o avanço da vacinação e que segundo os levantamentos, tem sido a responsável pela redução dos casos, o município de Conceição da Barra pode estabelecer uma regra que além de oferecer segurança aos cidadãos locais, poderá também demonstrar para o turista que a cidade está efetivamente engajada na proposta de combater a proliferação da doença e garantir diversão segura para as famílias.
O que se poderia adotar como medida preventiva é que para ter acesso à cidade, cuja entrada por terra é exclusiva, os turistas que comprovarem terem tomado pelo menos uma das doses do imunizante, oferecido pelo Ministério da Saúde. Essa medida, que certamente terá o apoio de todas as autoridades, bem como da população, permitirá uma sensação de segurança e a certeza de que o município se preocupa com seus cidadãos e a quem nos visita.
Espero que a minha sugestão seja considerada e que Conceição da Barra possa dar um passo importante rumo ao resgate do turismo e da fama de outrora, quando ficou conhecida como a cidade capixaba cujo carnaval era o mais animado do Estado. Agora, contudo, além de animado, seguro e pronto para receber a todos.
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário