quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

As regras do jogo

Quem me acompanha sabe que eu sempre defendi a formação política, tanto do candidato quanto do eleitor. Não há outra maneira de discorrer sobre algo ou agir sobre um tema que não tem o mínimo de domínio.

A democracia pressupõe liberdade de escolha mas não está incluso liberdade de ofender, descumprir regras, difamar pessoas e outros absurdos que se observa nas pessoas que acham que isto é democracia.

Não digo isto direcionado a nenhuma pessoa ou grupo especificamente. Digo para todos que ainda não perceberam a urgente necessidade de entender a democracia para que possa, de fato, exercê-la.

Se o indivíduo não aceita ser governado, neste caso específico por vias democráticas, existe no espectro político o "anarquista". Contudo, a prática da anarquia é intolerável numa Nação democrática e aqueles que a aderem, devem estar preparados para as consequências.

Se você acha a política importante e até fundamental para a sua vida e de sua comunidade, o conselho que eu ofereço é que procure entendê-la para assim, contribuir para que possa mudá-la, nos pontos em que você não concorda.

Quer jogar e ganhar, primeiro conheça as regras, do contrário, você vai perder mesmo que eventualmente venha a jogar bem.

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário