domingo, 16 de março de 2025

40 anos de democracia

No dia de ontem, 15 de março, o Brasil lembrou a data em que a redemocratização foi instalada no país. Após 21 anos, voltamos a ser um país livre. No entanto, quero aqui tecer alguns comentários a este respeito. 

Por mais que eu seja otimista, não posso deixar de considerar que o caminho que tomou os democratas, não foi o melhor. O que se viu, ao meu ver, foi um incentivo velado ao analfabetismo político, como forma de se manterem no poder. Os princípios que nortearam a vida de políticos como o Dr Ulysses Guimarães, não viralizou e o que tivemos foi algo bem ao contrário dele.

E o pior resultado chegou com a ascensão da extrema direita que percebeu que para garantir seu intento, teria que usar esse analfabetismo político, fomentado pelos democratas. Muitos não fazem a menor ideia do que era o país antes da redemocratização e defendem gestos que nunca deveriam ser apoiados.

Para exemplificar o que digo acerca do analfabetismo político, particularmente perdi a conta das vezes em que me senti totalmente sozinho, ao tentar falar de política com alguém, sem o viés da vantagem para quem me ouvia. É duro, por exemplo, entrar na casa de uma família para pedir o voto tendo como argumento apenas as palavras. Você sai da casa, outro entra e ao garantir uma benesse, nem se lembram mais quem é a pessoa que esteve lá antes. 

É isso mesmo, os 40 anos da democracia não tem muito o que comemorar, mas ainda continuo acreditando que com a formação política no contexto, teremos melhores resultados no futuro. Assim, espero!

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário