segunda-feira, 4 de junho de 2012

Onde o perigo é a curva


Uma cidade pacata como a nossa Conceição da Barra, onde se é possível saber de quase tudo que acontece, apenas frequentando o ponto de táxi ou o cais do porto, tem vivido dias diferenciados em diversos aspectos, dentre os quais, e por mais incrível que possa parecer, a segurança no trânsito. Parece divertido dizer isto, para uma cidade cujo número de veículos sequer justifica mais de três empreendimentos voltados para a lavagem de carros, mas, de fato, as ocorrências começam a sinalizar que não se trata de uma brincadeira e é preciso pensar sobre isto.

Recentemente, uma jovem veio a óbito em função de um choque com um veículo que não percebeu quando atravessava a rua com sua bicicleta e um fone nos ouvidos. Evidentemente, uma tragédia de grandes proporções para todos nós que, por se tratar de uma vida e uma vida de uma jovem, não nos acostumamos com acidentes automobilísticos. Nossa cidade dispensa até mesmo sinais de trânsito nas ruas. Contudo, isto não nos dispensa de ter responsabilidade para com as vidas que, por conta do comodismo, e em virtude de não haver cobrança contínua e enérgica por parte dos órgãos competentes, facilitam ocorrências como esta, que poderiam e deveriam ser evitadas.

A sociedade, por estar inerte e equivocadamente persuadida a não participar das decisões que envolvem a aplicação dos recursos públicos, não observam que - como menciona o livro sagrado dos Cristãos, a Bíblia: “Na multidão de conselheiros, há sabedoria” - o distanciamento em relação às questões políticas e a certeza de que para ser cidadão basta votar e esperar que a sua rua seja calçada, constitui-se uma das razões para acontecimentos como este. E, para piorar as coisas, a responsabilidade é meramente atribuída ao motorista, que nunca foi cobrado, por ninguém, por estar dirigindo sob efeito de alguma quantidade de álcool e em alta velocidade, como relatado no Boletim de Ocorrência da Política Militar.

Espero que não seja preciso mais tragédias como esta para que as pessoas percebam o quão importante é, e, sobretudo, para nossa segurança, sair da zona de conforto que a novela, o futebol, o bate-papo casual e o barzinho proporcionam, e passemos a discutir a cidade, transferindo para nós, cidadãos, um papel que, definitivamente, não é apenas do prefeito e dos vereadores, mas de todos nós.

Torcemos para que os envolvidos no acidente, ocorrido ontem aproximadamente às 17h, se recuperem e possam viver tranquilamente numa cidade que, cuja população, espero, passará a se preocupar com os detalhes que são fundamentais para uma cidade bacana de se viver como é a nossa Conceição da Barra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário