segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Festival do Camarão atrai turistas e renda para Conceição da Barra

Entre os dias 11 e 15 de Outubro aconteceu em Conceição da Barra a segunda edição do Festival do Camarão e Frutos do Mar. A iniciativa, colocada em prática no ano passado através do empresário e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roberto Malacarne, este ano ficou a cargo da Associação Turística de Conceição da Barra, que recebeu apoio consistente da Prefeitura Municipal entre outros parceiros, tais como a CDL, as Associações de Pesca e de Camaroeiros, e do próprio Comtur.

Foram 5 dias de muita agitação no município que viu seus hotéis e pousadas lotarem, seus restaurantes necessitarem contratar auxiliares, além das vendas aquecidas nos supermercados, mercearias, bares, ambulantes, refletindo positivamente no comércio em geral. Apesar do Festival ter um espaço específico e horário para funcionamento, todos que exercem algum tipo de atividade, seja produto ou serviço, celebrou os resultados provenientes do Festival.

“O sucesso do evento foi muito grande, inclusive, refletiu no meu salão. Atendi bem mais pessoas que o habitual durante o evento na minha barbearia!” disse o cabelereiro Mildo.

Com show’s gratuitos para o público no entardecer e anoitecer, o Festival do Camarão possibilitou além dos bons pratos oferecidos, o prazer de estar em Conceição da Barra. O tempo bom durante o dia, e a chuva visitando apenas e rapidamente na madrugada de sexta para sábado, só ajudou a fazer com que a cidade lotasse em plena baixa temporada, num feriado prolongado mas que com certeza, não teria o mesmo sucesso caso não houvesse na programação do município, o Festival do Camarão.

Foram 17 barracas oferecendo cada uma dois pratos diferentes, além de outros bares e restaurantes que fazendo parte do Festival, também ofereceram seus produtos no preço único do Festival: 15 reais.
Para o empresário Marcio Fernandes, presidente da ATUR que organizou o evento, a cidade foi contemplada com a união das pessoas em torno de uma festa que trouxe benefício a toda cadeia produtiva, não apenas hotéis.

“Estamos satisfeitos com os resultados pois foi percebido que os hotéis e pousadas estavam lotadas durante o evento,  e isto culmina com a cidade gerando oportunidades de trabalho e renda para outros setores da economia” avaliou Márcio, se referindo ao setor hoteleiro como termômetro, que também elogiou o trabalho da diretoria da Atur, dos expositores do evento e da Prefeitura Municipal, cujos servidores se empenharam em fazer o seu papel com diligência e que trouxe excelentes resultados.

Roberto Malacarne, ou Roberto do Casarão, presidente do Comtur e um dos responsáveis pelo sucesso do evento, também reconheceu o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos e disse que o evento ganhou proporções maiores do que o esperado e que as pessoas podem esperar que daqui por diante, será sempre melhor, aumentando a responsabilidade de todos que se propõem a realiza-lo ou apoiá-lo.

Na avaliação dos organizadores o Festival do Camarão foi um sucesso de público e de vendas e esta opinião é corroborada por outras pessoas, tais como a fotógrafa Amélia Generoso que avaliou como “excelente” o evento:

“Muito organizado. Espero que o município possa ter como referência o Festival do Camarão para que outros eventos também atraiam pessoas para a nossa cidade. Uma cidade tão linda e que só precisa de gente para visita-la, apreciá-la e gerar trabalho e renda que necessita!”, disse Amélia.

Para Sebastião Sena, secretário de Turismo do município, o Festival do Camarão foi um marco na integração entre o poder público e a sociedade que, juntas, fizeram uma grande festa onde cada um fez brilhantemente o seu papel e resultou em benefícios para todos, até mesmo para quem, a princípio, não acreditou que o evento pudesse superar a edição passada. Um outro representante do poder público, o secretário de Geração de Emprego e Renda, Jorge Alex, avaliou que o evento também contribuiu para que o município estabelecesse um norte no que diz respeito à organização do setor ambulante no atendimento ao turista em Conceição da Barra.


Em 2018, espera-se um público ainda maior pois o sucesso alcançado este ano, provocou uma avalanche de elogios registradas através de uma pesquisa feita pela ATUR, durante o evento, na qual dos 300 entrevistados a maioria considerou excelente os principais itens avaliados tais como qualidade dos pratos, atendimento e o lugar escolhido para o evento. 

domingo, 8 de outubro de 2017

Um tributo à Bernadette

Com as mãos trêmulas e a voz rouca, porém, devidamente justificada ao subir a tribuna da Câmara de Vereadores de Conceição da Barra, a nossa grande conterrânea, uma das pessoas que compõem o rol de personalidades barrenses de maior relevo na sociedade capixaba e brasileira, Bernadete Lyra, a escritora, recebeu a Moção de Aplausos concedida pelo Poder Legislativo no dia em que a nossa cidade completou 126 anos de emancipação política. O evento, que por si só já tinha um grande significado pois na oportunidade os vereadores estariam concedendo títulos de cidadão barrense a 22 pessoas, ganhou ainda mais importância associando o aniversário da cidade a presença de tão ilustre personalidade e que, como ela mesma afirmou, “há 20 anos não vinha a sua Terra natal”.

Dia 6 de Outubro de 2017, seguramente passou a ser uma data inesquecível para Bernadete Lyra. A Moção de Aplausos oferecida à filha do “seu Álvaro Lyra”, não poderia ter chegado em melhor hora, e neste sentido, parabenizo a Vereadora e Presidente da Câmara, Mirtes Eugênia Figueiredo, pela sensibilidade e o bom gosto em não perder a oportunidade de honrar uma pessoa que leva a nossa Conceição da Barra por onde quer que vá, e suas crônicas, inclusive, publicadas regularmente no jornal A Gazeta, com muita frequência são dedicadas à sua terra querida. Sou um de seus leitores assíduos.

No dia seguinte, 07 de outubro, Bernadete Lyra, fez o lançamento do seu novo livro, “Água Salobra”, um resgate de suas  crônicas dedicadas à nossa cidade e que ela, tão diligentemente prometeu visitar e cumpriu. Apesar de eu não estar presente no lançamento de Água Salobra – as circunstâncias não me permitiram – o destino me deu a oportunidade de vê-la na Câmara de Vereadores, no dia anterior, oportunidade em que compus a Mesa de Honra e pude ver de perto sua emoção ao receber de seus conterrâneos a homenagem, me  surpreendendo inclusive, pois não esperava que uma pessoa tão acostumada a holofotes, entrevistas, fotos e todo o aparato midiático, pudesse ficar tão emocionada numa cerimônia carregada de significados, mas simples.

Foi uma noite glamourosa na nossa Conceição da Barra. Acredito que um dos seus melhores aniversários. Para mim, em particular, foi uma grande satisfação ver a escritora e também, como Bernadette, membro da Academia Espirito Santense de Letras, Kátia Bóbbio, declamar um texto de autoria da homenageada, e que com um indisfarçável nervosismo, admitiu tentando descontrair, que esqueceu parte do texto. Mas foi sublime!

Antes, porém, na execução dos hinos, outro momento marcante quando Valmar Graça (meu primo) executou ao saxofone o nosso hino municipal. Imagino o sentimento que invadiu a homenageada que acompanhada da sua irmã, Nazareth (foto acima), assistia a tudo atentamente e os olhos brilhando, provavelmente fazendo uma viagem no tempo em que quando não estava lendo, um hábito que adquiriu do pai, estava brincando pelas ruas de sua amada Conceição da Barra.

Uma noite memorável,  tanto para Conceição da Barra, quanto para Bernadette Lyra, e ambas merecem. Como a nossa cidade é fonte de inspiração tanto no passado, quanto no presente, um dos homenageados com o título de cidadão barrense, o músico Urbano Dávila, autor e compositor da canção que tornou-se marca registrada da nossa cidade (Amor de Verão), ao violão, acompanhado pelo sax de Valmar (foto abaixo), cantou e encantou os presentes, e que ao serem estimuladas pelo músico, cantarolaram com emoção em uníssono o seu refrão: “Conceição da Barra, amor de verão! Conceição da Barra mora em meu coração!” Muito bacana verificar o carinho que as pessoas tem pelo nosso lugar... o meu lugar, o seu e o de Bernadette Lyra!


Seguramente Bernadette Lyra não vai esquecer o fim de semana que passou em sua terra natal e nós, barrenses, da mesma forma, dificilmente sairá da lembrança esse momento. Estaremos sempre esperando a nossa ilustre conterrânea aparecer para pisar na areia da praia da Barra, relembrar os velhos tempos e quem sabe, decida voltar a viver entre nós, compartilhando conosco o que a vida lhe ofereceu em todos esses anos dedicados à sua arte. Seria um presente para todos nós!

Com este singelo texto presto também a minha homenagem a esta grande personalidade e o meu abraço à professora de Língua Portuguesa da minha mãe, Bernadette Lyra, e que Deus lhe conceda muitos dias sobre a terra para que possamos ter o privilégio de homenageá-la quantas vezes forem possível.

Carlos Quartezani



domingo, 1 de outubro de 2017

Saiba quais serão os pratos que você vai saborear no Festival do Camarão 2017 na Barra


Faltam apenas 10 dias para começar a segunda edição do Festival do Camarão e Frutos do Mar de Conceição da Barra 2017, por conta disto, apresento as opções que serão oferecidas aos que escolherem como destino, a cidade de Conceição da Barra, para passar o feriadão de 12 de Outubro e saborear as delícias do maior Festival Gastronômico do Estado.

Entre os dias 11 e 15 de Outubro, além dos pratos à base de camarão e frutos do mar, o turista e a população barrense poderão curtir música da melhor qualidade, com show's todas as noites, encontro de Carros Antigos (um sucesso de participação e público na edição 2016), Dia Especial das Crianças, Corrida do Camarão e muitos mais.

O Festival é uma realização da Associação Turística de Conceição da Barra (www.conceicaodabarra.tur.br), com apoio do Conselho Municipal de Turismo, CDL, Associação de Camaroeiros, Associação de Pescadores e a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra. 

Venha para Conceição da Barra, convide seus amigos e divirta-se com qualidade, curtindo e saboreando a cidade que nasceu de um beijo.

Abaixo, os pratos disponíveis no Festival e os respectivos responsáveis. Qualquer prato custará apenas 15 reais


PRATOS DO 2º FESTIVAL DO CAMARÃO E FRUTOS DO MAR DE CONCEIÇÃO DA BARRA-ES
11 A 15/10/2017

Pratos/Chef:

Tenda 01 - Espetáculo do Mar (Kécia Leite)
Tenda 02 - Camarão Tropical e Crepe Francês (Gabriel Henrique)
Tenda 03 - Torta Capixaba e Talharim ao molho de Camarão (Ana Maria)
Tenda 04 - Camarão a Sherazade e Esfirra de Camarão a Sherazade (Cláudio Senna)
Tenda 05 - Pastelão do Tio (Inácio)
Tenda 06 - Churros e Crepe Suíço (Reginaldo)
Tenda 07 - Batata Pocada e Escondidinho (Kátia Quartezani)
Tenda 08 - Tapioca e Camarão a Louisiana (Rosângela)
Tenda 09 - Moquequinha de Camarão e Sururu ao molho branco (Ciara)
Tenda 10 - Yakisoba e Maionese de Camarão (Pablo)
Tenda 11 - Inhoque e Pescadinha de Boteco (Mariana Calatroni)
Tenda 12 - Vatapá e Canjiquinha de Camarão (Juliana)
Tenda 13 - Tropical Magia e Frick Magia (Márcio)
Tenda 14 - Strogonoff e Lasanha (Charles)
Tenda 15 - Bobó de Camarão e Camarão Frito (Cigão)
Tenda 16 - Arroz de Marisco e Acarajé (Roberto)
Tenda 17 - Feijão Tropeiro de Camarão e Pizza (Tiago)

Estabelecimentos participantes do Festival

Pratos/Estabelecimento:

Mar, doce lar - Cafeteria Mariana
Feijoada de Marisco e Cuscuz - Restaurante Pintinho
Camarão ao creme de Côco e Peroá Náutico - Restaurante Náutico
Bolinho de Camarão - Restaurante Casarão do Cais
Camarão Deitado - Restaurante Casarão