Entre os dias 11 e 15 de Outubro
aconteceu em Conceição da Barra a segunda edição do Festival do Camarão e
Frutos do Mar. A iniciativa, colocada em prática no ano passado através do
empresário e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roberto Malacarne,
este ano ficou a cargo da Associação Turística de Conceição da Barra, que
recebeu apoio consistente da Prefeitura Municipal entre outros parceiros, tais
como a CDL, as Associações de Pesca e de Camaroeiros, e do próprio Comtur.
Foram 5 dias de muita agitação no
município que viu seus hotéis e pousadas lotarem, seus restaurantes
necessitarem contratar auxiliares, além das vendas aquecidas nos supermercados,
mercearias, bares, ambulantes, refletindo positivamente no comércio em geral.
Apesar do Festival ter um espaço específico e horário para funcionamento, todos
que exercem algum tipo de atividade, seja produto ou serviço, celebrou os
resultados provenientes do Festival.
“O sucesso do evento foi muito
grande, inclusive, refletiu no meu salão. Atendi bem mais pessoas que o
habitual durante o evento na minha barbearia!” disse o cabelereiro Mildo.
Com show’s gratuitos para o
público no entardecer e anoitecer, o Festival do Camarão possibilitou além dos
bons pratos oferecidos, o prazer de estar em Conceição da Barra. O tempo bom
durante o dia, e a chuva visitando apenas e rapidamente na madrugada de sexta
para sábado, só ajudou a fazer com que a cidade lotasse em plena baixa
temporada, num feriado prolongado mas que com certeza, não teria o mesmo
sucesso caso não houvesse na programação do município, o Festival do Camarão.
Foram 17 barracas oferecendo cada
uma dois pratos diferentes, além de outros bares e restaurantes que fazendo
parte do Festival, também ofereceram seus produtos no preço único do Festival:
15 reais.
Para o empresário Marcio
Fernandes, presidente da ATUR que organizou o evento, a cidade foi contemplada
com a união das pessoas em torno de uma festa que trouxe benefício a toda
cadeia produtiva, não apenas hotéis.
“Estamos satisfeitos com os
resultados pois foi percebido que os hotéis e pousadas estavam lotadas durante
o evento, e isto culmina com a cidade
gerando oportunidades de trabalho e renda para outros setores da economia”
avaliou Márcio, se referindo ao setor hoteleiro como termômetro, que
também elogiou o trabalho da diretoria da Atur, dos expositores do evento e da
Prefeitura Municipal, cujos servidores se empenharam em fazer o seu papel com
diligência e que trouxe excelentes resultados.
Roberto Malacarne, ou Roberto do
Casarão, presidente do Comtur e um dos responsáveis pelo sucesso do evento,
também reconheceu o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos e disse que o
evento ganhou proporções maiores do que o esperado e que as pessoas podem
esperar que daqui por diante, será sempre melhor, aumentando a responsabilidade
de todos que se propõem a realiza-lo ou apoiá-lo.
Na avaliação dos organizadores o
Festival do Camarão foi um sucesso de público e de vendas e esta opinião é
corroborada por outras pessoas, tais como a fotógrafa Amélia Generoso que
avaliou como “excelente” o evento:
“Muito organizado. Espero que o
município possa ter como referência o Festival do Camarão para que outros
eventos também atraiam pessoas para a nossa cidade. Uma cidade tão linda e que
só precisa de gente para visita-la, apreciá-la e gerar trabalho e renda que necessita!”,
disse Amélia.
Para Sebastião Sena, secretário
de Turismo do município, o Festival do Camarão foi um marco na integração entre
o poder público e a sociedade que, juntas, fizeram uma grande festa onde cada
um fez brilhantemente o seu papel e resultou em benefícios para todos, até
mesmo para quem, a princípio, não acreditou que o evento pudesse superar a
edição passada. Um outro representante do poder público, o secretário de
Geração de Emprego e Renda, Jorge Alex, avaliou que o evento também contribuiu
para que o município estabelecesse um norte no que diz respeito à organização
do setor ambulante no atendimento ao turista em Conceição da Barra.
Em 2018, espera-se um público
ainda maior pois o sucesso alcançado este ano, provocou uma avalanche de elogios
registradas através de uma pesquisa feita pela ATUR, durante o evento, na qual
dos 300 entrevistados a maioria considerou excelente os principais itens
avaliados tais como qualidade dos pratos, atendimento e o lugar escolhido para
o evento.
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