segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Festival do Camarão atrai turistas e renda para Conceição da Barra

Entre os dias 11 e 15 de Outubro aconteceu em Conceição da Barra a segunda edição do Festival do Camarão e Frutos do Mar. A iniciativa, colocada em prática no ano passado através do empresário e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roberto Malacarne, este ano ficou a cargo da Associação Turística de Conceição da Barra, que recebeu apoio consistente da Prefeitura Municipal entre outros parceiros, tais como a CDL, as Associações de Pesca e de Camaroeiros, e do próprio Comtur.

Foram 5 dias de muita agitação no município que viu seus hotéis e pousadas lotarem, seus restaurantes necessitarem contratar auxiliares, além das vendas aquecidas nos supermercados, mercearias, bares, ambulantes, refletindo positivamente no comércio em geral. Apesar do Festival ter um espaço específico e horário para funcionamento, todos que exercem algum tipo de atividade, seja produto ou serviço, celebrou os resultados provenientes do Festival.

“O sucesso do evento foi muito grande, inclusive, refletiu no meu salão. Atendi bem mais pessoas que o habitual durante o evento na minha barbearia!” disse o cabelereiro Mildo.

Com show’s gratuitos para o público no entardecer e anoitecer, o Festival do Camarão possibilitou além dos bons pratos oferecidos, o prazer de estar em Conceição da Barra. O tempo bom durante o dia, e a chuva visitando apenas e rapidamente na madrugada de sexta para sábado, só ajudou a fazer com que a cidade lotasse em plena baixa temporada, num feriado prolongado mas que com certeza, não teria o mesmo sucesso caso não houvesse na programação do município, o Festival do Camarão.

Foram 17 barracas oferecendo cada uma dois pratos diferentes, além de outros bares e restaurantes que fazendo parte do Festival, também ofereceram seus produtos no preço único do Festival: 15 reais.
Para o empresário Marcio Fernandes, presidente da ATUR que organizou o evento, a cidade foi contemplada com a união das pessoas em torno de uma festa que trouxe benefício a toda cadeia produtiva, não apenas hotéis.

“Estamos satisfeitos com os resultados pois foi percebido que os hotéis e pousadas estavam lotadas durante o evento,  e isto culmina com a cidade gerando oportunidades de trabalho e renda para outros setores da economia” avaliou Márcio, se referindo ao setor hoteleiro como termômetro, que também elogiou o trabalho da diretoria da Atur, dos expositores do evento e da Prefeitura Municipal, cujos servidores se empenharam em fazer o seu papel com diligência e que trouxe excelentes resultados.

Roberto Malacarne, ou Roberto do Casarão, presidente do Comtur e um dos responsáveis pelo sucesso do evento, também reconheceu o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos e disse que o evento ganhou proporções maiores do que o esperado e que as pessoas podem esperar que daqui por diante, será sempre melhor, aumentando a responsabilidade de todos que se propõem a realiza-lo ou apoiá-lo.

Na avaliação dos organizadores o Festival do Camarão foi um sucesso de público e de vendas e esta opinião é corroborada por outras pessoas, tais como a fotógrafa Amélia Generoso que avaliou como “excelente” o evento:

“Muito organizado. Espero que o município possa ter como referência o Festival do Camarão para que outros eventos também atraiam pessoas para a nossa cidade. Uma cidade tão linda e que só precisa de gente para visita-la, apreciá-la e gerar trabalho e renda que necessita!”, disse Amélia.

Para Sebastião Sena, secretário de Turismo do município, o Festival do Camarão foi um marco na integração entre o poder público e a sociedade que, juntas, fizeram uma grande festa onde cada um fez brilhantemente o seu papel e resultou em benefícios para todos, até mesmo para quem, a princípio, não acreditou que o evento pudesse superar a edição passada. Um outro representante do poder público, o secretário de Geração de Emprego e Renda, Jorge Alex, avaliou que o evento também contribuiu para que o município estabelecesse um norte no que diz respeito à organização do setor ambulante no atendimento ao turista em Conceição da Barra.


Em 2018, espera-se um público ainda maior pois o sucesso alcançado este ano, provocou uma avalanche de elogios registradas através de uma pesquisa feita pela ATUR, durante o evento, na qual dos 300 entrevistados a maioria considerou excelente os principais itens avaliados tais como qualidade dos pratos, atendimento e o lugar escolhido para o evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário