O Greenpeace, entidade não-governamental que tem por objetivo ações em defesa do meio ambiente em nível global, tem um lema muito interessante e que precisa ser objeto de reflexão para todos nós.
O lema é "Pense global e aja local"!
Pode ser que as palavras não sejam exatamente essas, já que não domino outro idioma a não ser o nosso (embora cometa erros invariavelmente). Contudo, significam algo que percebo temos a estranha mania de fazer o contrário: Pensamos local e na hora da ação, nosso foco é o global, se é que pode-se chamar de ação ficar xingando este ou aquele líder de outro país, nas redes sociais, por não concordar com seu governo...
Por mais que eu me compadeça com os problemas da Venezuela, o Haiti, as guerras aqui e acolá, terremotos, maremotos, vulcões, tsunamis e etc... Qual o sentido tem em me dedicar a tais causas, tão distantes de onde vivo, se ao meu lado tem gente sendo assassinada cruelmente, por motivos torpes ou irrelevantes, e não me disponho a contribuir com a minha sugestão e principalmente, participação na busca por algo que possa reduzir esses dilemas?
Discutimos com voracidade os problemas alheios e não temos tempo em nossas agendas para uma reunião de bairro, cujo objetivo é unir forças com as autoridades para reduzir a criminalidade, por exemplo.
Ninguém é tão forte quanto todos nós juntos, mas se continuarmos focados em algo que o máximo que podemos fazer é especular sobre quem tem ou não tem razão em determinados conflitos no mundo, continuaremos com os nossos conflitos locais graves porque a nossa atenção está voltada para aquilo que não temos nenhum poder de resolução.
Agir local e pensar global!
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário