quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Paixão avassaladora

Muito comum na idade adolescente e jovem, as paixões remetem ao descontrole, desequilíbrio emocional e em alguns casos até um final trágico. Muitas dessas paixões, inclusive, ao longo dos séculos, inspiraram escritores a produzirem obras para o teatro, livros, novelas que não saem da memória de muita gente.

No entanto, quando esse sentimento migra para a política e acerta em cheio o coração de adultos, o descontrole ganha contornos ainda mais sérios, pois não atinge apenas o casal envolvido (como no caso dos adolescentes e jovens) mas toda a sociedade. A paixão dá subsídio ao ódio e dificilmente alguém ganha com isto.

Na esteira desse ódio, vem a insanidade que se revela em divulgação de fatos inexistentes, ou sem a devida contextualização, provocando, além de mais ódio, o pior dos males que é a informação distorcida, muito pior que a desinformação.

É preciso tentar um melhor controle sobre as paixões. No final, as melhores e mais importantes decisões são tomadas pela razão e contra este fato, é muito difícil encontrar argumentos.

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário