Se a política fosse utilizada realmente para o fim ao qual foi criada, nosso país estaria bem mais evoluído. No entanto, temos que considerar que somos muito jovens, em termos de existência enquanto Estado, e muito se avançou nesses 523 anos, partindo do pressuposto de que o "descobrimento" é o nosso referencial.
A parte negativa desse, digamos, atraso, é que as pessoas são manipuladas e são convencidas que governar é um ofício fácil e que basta ser honesto e tudo dará certo. Sim, honestidade é imprescindível, mas se não vier acompanhada de outras virtudes, será mais um "honesto" que entrou e saiu como "desonesto", muitas vezes sem sequer ter um teto para morar.
Penso que pode chegar um tempo em que poucos se interessarão pela vida pública pois, na medida em que perceberem que não é um oásis, corremos o risco de voltar ao totalitarismo e assim, pensar será proibido e agir então, será motivo para sofrer penas que incluem até a morte.
Eu sigo acreditando na democracia mas as pessoas precisam compreende-la melhor e tratarem os temas sob um olhar mais racional e um tanto menos emocional.
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário