domingo, 21 de janeiro de 2024

Inteligência Artificial

Não se fala em outra coisa senão a tal da Inteligência Artificial. Um programa de computador que acumula dados coletados na rede mundial de computadores e que a partir de uma solicitação feita por você, com os detalhes que a informação requer, lhe proporciona um resultado.

De fato é incrível que uma máquina possa fazer esse trabalho, mesmo considerando que está apenas reunindo dados que nós, os seres humanos, disponibilizamos quando revelamos nossos gostos, sonhos, prioridades e etc... 

Filmes e séries disponíveis nesses novos canais de exibição cinematográfica, tem se esmerado em produtos que exploram a importância da IA, bem como os seus efeitos na vida humana. E podem ter certeza, esses efeitos estão longe de serem apenas benéficos. Como qualquer coisa na vida, se não soubermos usar o equilíbrio, o abismo é certo. 

Não vou trazer recomendações de filmes neste sentido, pois não é este o meu objetivo no presente texto, mas não será difícil você descobri-los, já que muita coisa tem girado em torno dessa nova realidade.

No entanto, o que eu gostaria de destacar e agora de fato entro na mensagem que eu gostaria de passar, é que a IA apenas coleta dados e através desses dados lhe proporciona uma resposta aceitável ao que você pede. Nada mais que isto, ou seja, as respostas são dadas pelos seres humanos, só que a máquina as organiza. Entendido?

Dito isto, que tal começar a manipular a IA e bombardear o seu banco de dados com coisas boas? Um poema, uma música, um bom exemplo, um perdão... Se é você quem alimenta a máquina, por que não alimentá-la com tudo o que há de bom gosto, de puro, amável, útil e generoso?

Inicie agora nas suas redes sociais um comportamento de "curtir" tudo o que é de boa índole, de bom gosto e que tem o objetivo de ajudar as pessoas. A máquina, neste caso os algoritmos, obrigatoriamente, vai tornar um "meme" tudo o que você gostou de ver e se o que você gostou de ver é bom, é o que será mostrado para você sempre que estiver rolando com os seus dedos a sua tela do celular.

Espero ter sido compreendido em minhas palavras e que a inteligência humana se una a IA e façamos um mundo melhor, pois é o que realmente importa.

Carlos Quartezani

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Então eu digo que valeu

O resgate de Conceição da Barra-ES como destino turístico está consolidado, a partir do que se viu ontem na noite que encantou até mesmo o barrense mais desligado.

O show do baiano septuagenário Bel Marques, ex Chiclete com Banana, foi uma demonstração de que se quisermos ainda poderemos ser a grande potência do turismo que já fomos no passado. Foi possível perceber que o lendário cantor ficou impressionado com a multidão que o acompanhava pela avenida da praia da Barra, no trio elétrico, o palco preferido de Bel Marques.

Outra constatação é que sim é possível realizar grandes eventos abertos ao público, em Conceição da Barra-ES, sem a preocupação da violência, tão comum principalmente no balneário vizinho. Sem desmerecer as qualidades das praias mateenses e o seu público, mas não se tem registro, ao menos que tenha chegado ao meu conhecimento, de qualquer ocorrência policial de natureza grave que pudesse ofuscar o brilho do evento de ontem, na Barra.

A minha geração agradece aos responsáveis por nos proporcionar tamanha felicidade e em especial aos meu amigos Roberto Malacarne, o secretário municipal de Turismo e Everson Barcelos, o promoter que não se cansa de exaltar sua cidade-natal e que é um dos responsáveis por este merecido resgate da cidade que nasceu de um beijo.

Quanto aos custos do evento, o burburinho normal em qualquer cidade que opta por investir em cultura e turismo, prefiro não me ater. Se existe orçamento e os responsáveis por sua aprovação são legitimados pelo voto popular, só resta esperar os resultados no futuro que na minha opinião, serão melhores do que o esperado.

Carlos Quartezani

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Verão, é na Barra!

Meu lugar, Conceição da Barra no norte do Estado do Espírito Santo, continua sendo a melhor opção para quem quer passar dias agradáveis na temporada mais aguardada de todo povo brasileiro.

Uma programação artística bacana, público educado e gentil e a limpeza das ruas impecável, são alguns dos registros que faço ao ter o privilégio de passar o réveillon na minha amada cidade.

Com a perspicácia de sempre o meu amigo e Secretário Municipal de Turismo, Roberto Malacarne, sob a liderança do Prefeito Municipal Walison Vasconcelos, começaram a temporada com o pé direito, oferecendo aos visitantes a nossa inesquecível Bandauê, em atendimento a nós, público pós 50 anos de idade e o grupo Parangolé, sucesso baiano e nacional da atualidade, preferência dos mais jovens.

Tudo sempre muito muito organizado e dentro da expectativa de quem conhece a Barra e a prefere, para curtir o Verão que ainda terá outras importantes atrações artísticas durante todo o verão e mais adiante, o carnaval.

Um registro que também faço mas este não muito positivo, é o preço da cerveja. Restaurantes, bares e até mesmo os ambulantes poderiam pegar mais leve e permitir que o prazer de estar na cidade que nasceu de um beijo, também permita ao visitante ter acesso à bebida mais popular do Brasil sem ter seu bolso esvaziado em tão pouco tempo.

No mais, torço para que tudo dê certo e 2024 seja mais um ano em que o amor, a paz e a felicidade estejam de plantão ininterrupto na cidade que nasci e amo, embora hoje ausente mas, presente em espírito.

Carlos Quartezani