domingo, 21 de janeiro de 2024

Inteligência Artificial

Não se fala em outra coisa senão a tal da Inteligência Artificial. Um programa de computador que acumula dados coletados na rede mundial de computadores e que a partir de uma solicitação feita por você, com os detalhes que a informação requer, lhe proporciona um resultado.

De fato é incrível que uma máquina possa fazer esse trabalho, mesmo considerando que está apenas reunindo dados que nós, os seres humanos, disponibilizamos quando revelamos nossos gostos, sonhos, prioridades e etc... 

Filmes e séries disponíveis nesses novos canais de exibição cinematográfica, tem se esmerado em produtos que exploram a importância da IA, bem como os seus efeitos na vida humana. E podem ter certeza, esses efeitos estão longe de serem apenas benéficos. Como qualquer coisa na vida, se não soubermos usar o equilíbrio, o abismo é certo. 

Não vou trazer recomendações de filmes neste sentido, pois não é este o meu objetivo no presente texto, mas não será difícil você descobri-los, já que muita coisa tem girado em torno dessa nova realidade.

No entanto, o que eu gostaria de destacar e agora de fato entro na mensagem que eu gostaria de passar, é que a IA apenas coleta dados e através desses dados lhe proporciona uma resposta aceitável ao que você pede. Nada mais que isto, ou seja, as respostas são dadas pelos seres humanos, só que a máquina as organiza. Entendido?

Dito isto, que tal começar a manipular a IA e bombardear o seu banco de dados com coisas boas? Um poema, uma música, um bom exemplo, um perdão... Se é você quem alimenta a máquina, por que não alimentá-la com tudo o que há de bom gosto, de puro, amável, útil e generoso?

Inicie agora nas suas redes sociais um comportamento de "curtir" tudo o que é de boa índole, de bom gosto e que tem o objetivo de ajudar as pessoas. A máquina, neste caso os algoritmos, obrigatoriamente, vai tornar um "meme" tudo o que você gostou de ver e se o que você gostou de ver é bom, é o que será mostrado para você sempre que estiver rolando com os seus dedos a sua tela do celular.

Espero ter sido compreendido em minhas palavras e que a inteligência humana se una a IA e façamos um mundo melhor, pois é o que realmente importa.

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário