Moro há pouco tempo em uma cidade com população acima de 100 mil habitantes. Por toda vida morei na pacata Conceição da Barra onde o trânsito, em geral, nunca foi o maior problema da cidade, salvo quando chega a época da alta temporada turística e as ruas estreitas da pequena cidade não planejada, conhece alguns pequenos transtornos.
São Mateus-ES, onde hoje trabalho, estudo e tenho o meu lazer, enfim, eu vivo, é muito diferente neste aspecto. Os interesses mais variados, em especial o econômico, fazem as pessoas terem uma vida mais agitada e a velocidade seja nas motos, carros, ônibus e caminhões, geram sim um problema a mais, especialmente quando a falta de educação no trânsito é o ingrediente inegável.
Buzinas o tempo todo, motociclistas agindo como se tivessem num jogo eletrônico e bicicletas elétricas sem regras específicas, se juntam a uma total falta de gentileza com o outro ser humano, tornando a via pública perigosa para quem quer apenas ir ao centro da cidade pagar uma conta, comprar algo no comércio ou encontrar um amigo, etc...
Nada, nenhum problema se resolve sozinho sem que haja alguém para percebê-lo e, ato contínuo, manifestar essa insatisfação para que através da reflexão coletiva, o próprio povo ajude o poder público a sanar aquele problema.
Não pretendo aqui entrar na seara dos especialistas do trânsito, mas através de meu olhar, minha observação, sugerir às autoridades que possam ser mais efetivas em relação aos reais problemas no trânsito.
No lugar de multar um veículo estacionado em frente a um bar noturno, por exemplo, cuja preferência popular o faz ter espaço reduzido para um estacionamento adequado, ser mais rigoroso com aqueles que de fato pensam ser donos do espaço público, agindo com imprudência e em muitos casos, arrogância.
Que a rigidez das autoridades se estenda a quem realmente oferece perigo à sociedade no caótico trânsito daqui e de muitas outras médias e grandes cidades do Espírito Santo e do Brasil.
São Mateus-ES, 22/08/2024
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário