O cidadão comum, digo aquele que não tem no seu cotidiano a observância das regras que nos regem a todos, tem menos condições de avaliar a aplicação dessas regras. No máximo, opina emocionalmente como alguém que escolheu acreditar num determinado discurso, ou narrativa como costumam chamar agora.
Para jogar, o fundamental é conhecer as regras pois que ainda que vença o jogo, se infringiu uma das regras, essa vitória é nula. Isto vale também na política!
O Princípio da Autodeterminação dos Povos, que quer dizer que cada povo escolhe quem os governa, estabelece sua religião ou não e garante sua cultura e seus costumes, é fundamental para que haja paz suprema. Violar esse princípio implica em querer voltar ao tempo da guerra, dos grandes conquistadores em períodos da história bem longínquos onde a lei era do mais forte.
Vejo aqui nas redes sociais muitos comentários a respeito dos fatos políticos recentes, nos quais observa-se uma paixão descontrolada, como se cada um dos lados fosse o dono da solução genuína.
Não, eles não tem solução, mas tem apenas um desejo incontrolável de ter razão, portanto, não sobra espaço para avaliar se o outro lado tem uma proposta que caiba desenvolvimento de verdade e não apenas enriquecimento. Existe uma diferença entre se desenvolver e enriquecer. Se você não tem com quem compartilhar, sua riqueza é apenas dinheiro.
Precisamos nos atentar para o perigo do fim da democracia na América Latina. Se alguém não sabe a importância que isso tem, porque nasceu na democracia, dê uma passadinha nos livros de história, e seus mais variados autores, e faça uma reflexão mais sóbria e um pouco menos apaixonada.
E aos da minha geração e a anterior, não esqueçam que a vida nem sempre foi boa, pois por 21 anos o povo brasileiro teve que concordar com o governo em tudo, absolutamente tudo. Quem era contrário era convidado a se retirar, quando não saia por outros meios.
A democracia é um valor e negligenciá-la é uma tragédia!
São Mateus-ES, 05/01/2026
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário