terça-feira, 6 de janeiro de 2026

O Maestro

Sempre que tenho oportunidade, falo das razões pelas quais sou admirador da minha terra natal, Conceição da Barra. É quase uma obrigação, prá mim, enaltecer os seus valores. Nós, os barrenses, somos quem melhor pode fazê-lo. 

Dentre esses valores a que me refiro, na arte e na cultura estão os principais destaques. 

São muitos os nossos artistas e que oportunamente escreverei a respeito aqui. Mas hoje, quero falar especificamente sobre um desses talentos que para meu orgulho, é parte da minha família. Meu primo Valmar!

O Maestro Valmar da Costa Graça, neto e irmão dos saudosos brincantes da manifestação folclórica O Alardo, Bianor Graça e Deurlene da Costa Graça, respectivamente, dedica sua arte à manutenção de uma das mais tradicionais atrações culturais da cidade, a Bandinha, que na estação verão promove alegria aos turistas, tocando marchas carnavalescas nas principais avenidas da cidade, uma marca do verão barrense. 

Valmar é músico iniciado pelos maestros, também saudosos, Manoel Romão do Nascimento Filho, o querido "seu Duquinha" e Hildeu Alves Pereira, ambos sempre mencionados por ele com muito carinho e respeito, por onde quer que vá. O reconhecimento aqueles que lhe ensinaram a arte, é do caráter de Valmar. 

A foto que ilustra o texto é o Maestro Valmar que com extremo orgulho colabora para que a cidade de Conceição da Barra continue valorizando sua cultura e atraindo famílias para curtir a cidade que nasceu de um beijo. 

São Mateus-ES, 06/01/2026

Carlos Quartezani



Nenhum comentário:

Postar um comentário