O plenário lotado por integrantes da sociedade barrense, representantes dos partidos políticos, igrejas, associações, sindicatos, empresários entre outros, foi o palco de uma cerimônia que mesmo sendo solene, foi carregada por fortes discursos oposicionistas e de um claro anúncio de que a relação entre os poderes Legislativo e Executivo municipal não será um "mar de rosas", no que depender da postura dos componentes da nova Mesa Diretora.
As vereadoras Suely Calatroni, que assume a vice-presidência, e Rosinha, a 1a secretária da Mesa Diretora, foram aplaudidas com muito entusiasmo pelos presentes em virtude dos seus discursos que deixaram claro em que posição estão. Suely fez questão de lembrar os momentos difíceis que passou no ano de 2009 em que foi "caluniada e sequer teve chance de usar a tribuna da Câmara para se defender", mas que isso agora são águas passadas. A vereadora disse que fará de tudo para fazer o seu papel de vereadora, na defesa do que é melhor para o povo, nem que isso custe continuar o estremecimento nas relações com o Poder Executivo Municipal. O seu discurso foi o mais longo, mas carregado de simbolismo e de muita determinação em encerrar o mandato daqui há 2 anos com a consciência tranquila, segundo suas próprias palavras.
Rosinha, no seu discurso também forte, pediu a união dos colegas do Poder Legislativo argumentando que isso só trará benefícios para todo o grupo e também para o povo. A vereadora acredita que o município de Conceição da Barra, sobretudo o Poder Legislativo, tem avançado mas que isso é resultado de um trabalho de todos e não de um ou outro membro, deste ou daquele Poder constituído. Embora tenha exaltado a presença da vice-prefeita, Rosinha deixou claro ser imperdoável a ausência do prefeito municipal numa cerimônia de posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. "Sua ausência representa o descaso que tem pelo município e pelas instituições democráticas", disse a parlamentar.
Ao final, depois do discurso curto e argumentando que "tudo o que era para ser dito já havia sido dito por seus colegas", o presidente Angelo César Figueiredo conclamou aos colegas vereadores que formassem uma grande corrente em prol do município, lembrando que as obras que estão por acontecer, em 2012, e que serão executadas pelo Poder Executivo, também é mérito da Casa Legislativa e que nada pode mudar essa realidade. A vice-prefeita também usou a palavra, mas fez apenas agradecimentos e desejou sorte a nova composição da Mesa Diretora da Câmara. Não justificou a ausência do prefeito Jorge Donati.
A julgar pelo número de pessoas e a relevância dessas pessoas na sociedade barrense, o entendimento de alguns dos presentes é de que o Poder Legislativo está no caminho certo, estará tendo o apoio de boa parte da sociedade e os seus componentes, poderão fazer um belo trabalho, desde que suas ações estejam em consonância com os seus discursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário