quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A intenção não é suficiente

Quem pode dizer que já tomou uma atitude com má intenção? É sempre uma "boa intenção" que leva pessoas a agirem numa determinada circunstância, visando no mínimo o seu próprio bem estar, portanto, a intenção era boa.

Já os resultados alcançados nem sempre são os melhores. Embora não se deva crucificar ninguém por ter agido com boa intenção, a prática pode trazer danos incalculáveis para alguém e só o fato de ter boa intenção, não vai mudar essa realidade e fazer as coisas voltarem ao seu lugar.

O nosso país tem vivido momentos bem difíceis envolvendo catástrofes relacionadas ao grande volume de chuvas. Inclusive, bem acima da média histórica. Só para ficar num exemplo, o caso deste fim de semana no litoral norte do estado de São Paulo.

Quando iremos ter gente responsável pelo governo das cidades que irão de fato agir para impedir que pessoas parem de construir aonde não devem, tendo em vista o alto risco de desmoronamentos com a ação das intempéries? A "boa intenção" está favorecendo a quem?

Embora o volume de chuvas tenha sido intenso, como já foi dito, o que trouxe infelicidade para muitas pessoas inclusive quem não tem suas residências em locais de risco, o exemplo que dou sobre não permitir construções irregulares está no topo das atitudes mais sensatas, mas que são as mais difíceis de se por em prática em virtude da precariedade da relação entre o líder e sua real função para a qual foi escolhido.

Tenho dito aqui ao longo da minha trajetória de "escrevedor" que o populismo vai nos destruir e não será lentamente como eu imaginava. Estamos caminhando a passos largos num processo que pode provocar o desaparecimento da raça humana, por conta do culto à ignorância.

A responsabilidade de liderar um povo implica em fazer o que é preciso, não importando se a princípio esse mesmo povo não entenda que a medida é para o seu próprio benefício. 

Não deveria ser permitido que governantes deixem de agir, por considerar que a determinação é impopular. Se agir com lógica, fundamentado em conceitos científicos, mesmo que não alcance êxito terá agido com sabedoria e não "boa intenção", que como diz o dito popular, o inferno está cheio.

Isto vale para todos, embora na política seja essencial.

São Mateus-ES, 22/02/2023

Carlos Quartezani

Nenhum comentário:

Postar um comentário