sábado, 7 de setembro de 2013

E o mar volta a ameaçar a Barra

As obras de contenção da orla em Conceição da Barra foram, sem dúvida, tornou-se a maior obra já executada na cidade. Fruto de uma luta de décadas, quando a população e a classe política uniram-se em prol de uma solução para o problema conhecido como "Bugia" - embora não fosse apenas um bairro a ser atingindo pela o avanço do mar - as obras foram muito bem vindas e providenciais, merecendo elogios de todos. Contudo, voltamos a nos preocupar com o mesmo problema. Desta vez, o mar avança na direção da área não contemplada com os "píers", onde estão localizados uma parte importante de nossa rede hoteleira, além de residências que também já estão sendo atingidas.

Não somos capacitados tecnicamente para dizer se a obra foi ou não feita conforme as circunstâncias exigia. O que sabemos é que os órgãos responsáveis por tão grandiosa obra, trabalharam conforme orientação de quem mais entende do assunto no País. Para citar apenas um desses órgãos, menciono o Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária (INPH), responsável pelo estudo prévio e que possibilitou ao Governador do Estado à época, Paulo Hartung, determinar a intervenção, após conhecer o resultado do estudo.

Hoje, precisamos mais do que nunca de que os representantes políticos locais, em especial, o Poder Executivo, lance mão dessa prerrogativa e leve aos atuais representantes políticos em escala estadual e nacional, o quanto estamos apreensivos com o que podemos chamar de "efeitos colaterais" das obras executadas na orla de Conceição da Barra. As obras na orla, permitiram à cidade voltar a sonhar com a atividade turística pujante de um passado distante, porém, com o avanço do mar na direção dos hotéis e pousadas, tememos pela fuga dos turistas e, o que é pior, as portas de empregos que já são parcas, sejam, definitivamente extintas.

O governo municipal precisa entrar no circuito e utilizar do poder que tem, principalmente por ter sido reeleito, e exigir providências para que as pessoas que investiram tudo em Conceição da Barra, na expectativa de que a cidade se viabilizasse economicamente e passasse a ter no turismo sua principal ferramenta de geração de empregos, após os grandes investimentos públicos feitos na orla, não deixem a cidade frustrados e falidos.

Recentemente, um grupo de vereadores locais estiveram com dois deputados estaduais e relataram-lhes o problemas. Esperamos que o Poder Executivo também se manifeste e faça os movimentos necessários para que, tanto o governo do Estado, quanto o governo Federal, cumpram o seu papel e exerça com eficiência e eficácia as ações para que o município que já se aproxima do seu 123º aniversário, não amargue mais essa derrota.

Essa luta é de todos nós sim, mas principalmente do Prefeito que tem a responsabilidade de representar 28 mil habitantes que confiaram em sua capacidade política, votando maciçamente e reelegendo-o com mais de 10 mil votos nas eleições do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário