domingo, 29 de maio de 2022

O encantamento do marketing

Quando adquirimos um determinado produto ou um serviço que de fato é útil ou, simplesmente atende a um nosso desejo, estimulado por uma propaganda envolvente, bem produzida e de bom gosto, compreendo na plenitude a importância das técnicas de marketing.

Não tem como negar que mesmo não necessitando tanto assim desse produto ou serviço, somos impulsionados a adquirí-los. Um magnetismo que a boa propaganda produz.

No entanto, será que esse tipo de instrumento é realmente produtivo para qualquer área da vida? As técnicas de marketing podem ser saudáveis para qualquer tipo de produto ou serviço que você precisa ou deseja muito obter?

Acho que não e explico. A publicidade tem um fim específico de destacar o valor que tem aquela marca, suas qualidades e inclusive, sua utilidade. Contudo, sempre com o viés de vender e não de orientar sobre sua real motivação para o esforço em obter o produto especificamente.

Não, não estou aqui tentando lhe convencer a não valorizar os trabalhadores da propaganda, mas oferecer uma outra perspectiva sobre tais técnicas quando o assunto é escolher seu representante político. Não é raro o arrependimento depois de ter escolhido alguém, como seu representante político, cuja maior fonte de informação foi produzida pelos "magos do marketing".

Considero a política um exercício essencial à vida humana e que, sobretudo, não se restringe ao período que antecede ao dia da votação. Portanto, se você não a observa no cotidiano, observando os pontos de vista de cada um possível postulante a um determinado cargo público, nas questões essenciais à vida em sociedade, corremos o sério risco de escolher para uma importante função alguém que apenas simpatizamos, em face de um excelente trabalho de marketing feito em favor deste.

E já que o assunto é o marketing, atividade que tenho muita admiração mas nem por isto deixo de ter minhas restrições, no tocante à política, me surpreendi recentemente com um comercial na internet, no qual a estrela é o ator Carlos Moreno, uma lenda da propaganda para mim. 

Apesar de tanto tempo sem vê-lo em ação, o rapaz engraçado e sério ao mesmo tempo que aparecia na TV vendendo o produto Bombril, continua incrivelmente habilidoso, mesmo sendo um outro produto totalmente diferente daquele que o projetou na mídia naqueles tempos.

Detalhe: o produto que ele vende, eu já adquiri, mas fui convencido pelo conjunto de vantagens que o mesmo me proporciona e não por qualidades, muitas inventadas pelos marketeiros, quando querem vender uma candidatura.


São Mateus-ES, 29/05/2022


Carlos Quartezani

Jornalista e Microempreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário