A política e a propaganda
Desde que decidi frequentar um curso de Comunicação Social, há algum tempo atrás, passei a conviver com as definições e características das atividades que envolvem esta ciência. Embora estejam enquadradas na mesma área científica, o Jornalismo e o Marketing e Propaganda transitam em vertentes diferentes.
Dito isto, entro em definitivo no assunto que de fato quero abordar e que justifica o título do presente texto.
Tal como no Jornalismo, embora haja controvérsias em razão do uso inapropriado da Profissão por alguns, a Política tem uma função extremamente importante na sociedade e o seu compromisso é diferente do compromisso da Propaganda, em relação ao Jornalismo.
Não se trata de desmerecer os profissionais que se dedicam a enaltecer as qualidades do seu cliente - fundamento da atividade do profissional do Marketing e Propaganda - mas de saber separar uma e outra atividade e o seu objetivo fim. Tem que estar atento para não se deixar levar por "nuvens passageiras".
Assim como no Jornalismo é preciso zelar pela qualidade da informação e de como ela é transmitida, a Propaganda também tem a obrigação de, ao destacar as qualidades do cliente, não induzir as pessoas ao erro, o que em muitos casos ocorre quando esse cliente é um Político. É certo que quem não é visto não é lembrado, mas há que prevalecer a ética, antes.
Meu objetivo aqui é o de despertar as pessoas que me dão a honra de ler o que eu escrevo, para que embora tenhamos critérios distintos e pessoais em relação às escolhas políticas que fazemos, não devemos esquecer que o que está em jogo é a representação política de sua cidade, o lugar que você escolheu para viver e cujo futuro, está visceralmente ligado a essas escolhas.
Todos têm o direito de fazer suas dancinhas no TikTok, criar vídeos bem humorados e postar nos Reel's do Instagram e do Facebook, enviar por WhatsApp tudo que possa chamar a sua atenção. Não tenho nada contra isto, mas você eleitor que realmente tem interesse em dar sua contribuição no desenvolvimento do seu lugar, não se deixe levar por técnicas que tem o objetivo de apenas chamar sua atenção e concentre-se naquilo que realmente pode fazer valer a pena o seu nobre gesto de se dirigir a uma urna eleitoral e votar.
Enfim, ao escolher o "produto", não esqueça de distinguí-los entre o que é fato e o que é propaganda. Seria muito ruim a sensação de ter comprado uma coisa e levou outra, totalmente diferente.
Carlos Quartezani
Nenhum comentário:
Postar um comentário